Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
DOI: | 10.26893/rm.v11i21.183 |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183 |
Resumo: | A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA |
id |
FASB-2_7f45785535baa257fd87adf2b69b2e19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/183 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSAEducaçãoEnsino de químicaResíduos sólidosCTSAA busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSAFaculdade do Sul da Bahia (Fasb)2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/18310.26893/rm.v11i21.183Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v11i21reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183/157https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas Filho , Francisco Ferreira Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/183Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:57.64Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
title |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
spellingShingle |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA Dantas Filho , Francisco Ferreira Educação Ensino de química Resíduos sólidos CTSA Dantas Filho , Francisco Ferreira Educação Ensino de química Resíduos sólidos CTSA |
title_short |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
title_full |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
title_fullStr |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
title_full_unstemmed |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
title_sort |
Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA |
author |
Dantas Filho , Francisco Ferreira |
author_facet |
Dantas Filho , Francisco Ferreira Dantas Filho , Francisco Ferreira Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego |
author_role |
author |
author2 |
Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas Filho , Francisco Ferreira Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de química Resíduos sólidos CTSA |
topic |
Educação Ensino de química Resíduos sólidos CTSA |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA |
description |
A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183 10.26893/rm.v11i21.183 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v11i21.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v11i21 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação Ensino de química Resíduos sólidos CTSA |
_version_ |
1821891144596848640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26893/rm.v11i21.183 |