Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas Filho , Francisco Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva , Helionada Costa, Lucena , Luciano Lopes de, Lins , Leonardo Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183
Resumo: A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem  CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA
id FASB-2_7f45785535baa257fd87adf2b69b2e19
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/183
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSAEducaçãoEnsino de químicaResíduos sólidosCTSAA busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem  CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSAFaculdade do Sul da Bahia (Fasb)2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/18310.26893/rm.v11i21.183Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v11i21reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183/157https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas Filho , Francisco Ferreira Silva , Helionada Costa Lucena , Luciano Lopes de Lins , Leonardo Diego2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/183Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:57.64Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
title Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
spellingShingle Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
Dantas Filho , Francisco Ferreira
Educação
Ensino de química
Resíduos sólidos
CTSA
title_short Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
title_full Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
title_fullStr Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
title_full_unstemmed Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
title_sort Análise de uma sequência de ensino de química focando os resíduos sólidos na perspectiva CTSA
author Dantas Filho , Francisco Ferreira
author_facet Dantas Filho , Francisco Ferreira
Silva , Helionada Costa
Lucena , Luciano Lopes de
Lins , Leonardo Diego
author_role author
author2 Silva , Helionada Costa
Lucena , Luciano Lopes de
Lins , Leonardo Diego
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas Filho , Francisco Ferreira
Silva , Helionada Costa
Lucena , Luciano Lopes de
Lins , Leonardo Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de química
Resíduos sólidos
CTSA
topic Educação
Ensino de química
Resíduos sólidos
CTSA
dc.description.none.fl_txt_mv A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem  CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA
description A busca por metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma intima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula, com o cotidiano do aluno, perfaz os objetivos atuais no Ensino de Química. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem  CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelos resíduos sólidos urbanos, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulações no âmbito educacional. Constatou-se que a proposta de estudo sobre os resíduos sólidos permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico sobre o sistema de destinação dos resíduos sólidos.Palavras-chave: Sequência Didática, Resíduos Sólidos Urbanos. CTSA
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183
10.26893/rm.v11i21.183
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183
identifier_str_mv 10.26893/rm.v11i21.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/183/157
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v11i21
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Ensino de química
Resíduos sólidos
CTSA
_version_ 1704448767143444480