O uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7376 |
Resumo: | A educação com abordagem em ciência tecnologia e meio ambiente no ensino de química vem destacando a sua importância em transmitir ao aluno uma visão social, tecnológica e ambiental do meio em que está, relacionando com os conteúdos estudados em sala de aula, possibilitando o conhecimento científico e auxiliando-os a construir valores, conhecimentos e habilidades necessários na solução de questões sobre ciência e tecnologia na sociedade, tomando decisões responsáveis. Este trabalho visa a elaboração de uma sequência didática, sobre os sólidos com abordagem de ensino CTSA. Para tanto, foi trabalhada a sequência didática com 10 alunos matriculados na disciplina de Química Experimental para a Educação Básica, na UFCG, cuja a finalidade foi diagnosticar com alunos do ensino superior sobre a importância da utilização dos sólidos no ensino de química, relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente e que utilizem como metodologia de ensino para trabalhar em sala de aula com alunos do ensino médio, de modo que formem cidadãos críticos e conscientes sabendo a importância de estudar química. Para tanto, foram selecionados alguns materiais sólidos que estão presentes em nosso cotidiano, bastante aplicados na indústria, na arquitetura, na saúde, construção civil, dentre outras, e são de suma importância para a sociedade,foram os vidros, alótropos do carbono, grafite, diamante e nanotubos de carbono; gelo, cloreto de sólido e as ligas metálicas: ouro 18 quilates, aço inoxidável e amálgama, fluoreto de cálcio.Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários antes e após a realização da sequência didática. A pesquisa revelou que a sequência didática com abordagem CTSA aplicada na disciplina de Quimica Experimental para Educaçao Básica mostrou a eficácia para uma aprendizagem significativa dos alunos. Além de fazer um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre sólidos, pode-se constar que os recursos audiovisuais, como a utilização do vídeo sobre vidros e as oficinas para a construção dos sólidos são meios de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, tornando o aluno sujeito de sua aprendizagem. Logo, percebeu-se que as aulas com abordagem CTSA favorecem a importância dos alunos conhecer os sólidos e suas aplicações no cotidiano. |
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Para tanto, foi trabalhada a sequência didática com 10 alunos matriculados na disciplina de Química Experimental para a Educação Básica, na UFCG, cuja a finalidade foi diagnosticar com alunos do ensino superior sobre a importância da utilização dos sólidos no ensino de química, relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente e que utilizem como metodologia de ensino para trabalhar em sala de aula com alunos do ensino médio, de modo que formem cidadãos críticos e conscientes sabendo a importância de estudar química. Para tanto, foram selecionados alguns materiais sólidos que estão presentes em nosso cotidiano, bastante aplicados na indústria, na arquitetura, na saúde, construção civil, dentre outras, e são de suma importância para a sociedade,foram os vidros, alótropos do carbono, grafite, diamante e nanotubos de carbono; gelo, cloreto de sólido e as ligas metálicas: ouro 18 quilates, aço inoxidável e amálgama, fluoreto de cálcio.Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários antes e após a realização da sequência didática. A pesquisa revelou que a sequência didática com abordagem CTSA aplicada na disciplina de Quimica Experimental para Educaçao Básica mostrou a eficácia para uma aprendizagem significativa dos alunos. Além de fazer um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre sólidos, pode-se constar que os recursos audiovisuais, como a utilização do vídeo sobre vidros e as oficinas para a construção dos sólidos são meios de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, tornando o aluno sujeito de sua aprendizagem. Logo, percebeu-se que as aulas com abordagem CTSA favorecem a importância dos alunos conhecer os sólidos e suas aplicações no cotidiano.Education with approach in science technology and environment in chemistry teaching emphasizing its importance in transmitting to the student a social, technological and environment, relating to the contents studied in the classroom, enabling scientific knowledge and helping them to build values, knowledge and skills needed to solve science and technology issues in society, making responsible decisions. This work aims at the elaboration of a didactic sequence, on solids with CTSA teaching approach. To this end, the sequence didactics with 10 students enrolled in the Experimental Chemistry for Education discipline At UFCG, whose purpose was to diagnose with higher education students about the importance of the use of solids in chemistry teaching, relating them to the technology, society and the environment and use it as a teaching methodology to work in the classroom with high school students so that they form critical citizens and aware knowing the importance of studying chemistry. To this end, we selected some solid materials that are present in our daily lives, widely applied in industry, architecture, health, construction, among others, and are of paramount importance for society, were the glass, carbon allotropes, graphite, diamond and nanotubes of carbon; ice, solid chloride and metal alloys: 18 carat gold, stainless steel and amalgam, calcium fluoride.It was used as a data collection instrument before and after the completion of the didactic sequence. Research has revealed that the didactic sequence with CTSA approach applied in the subject of Experimental Chemistry for Basic Education showed effectiveness for meaningful student learning. In addition to making a diagnosis of students' knowledge of solids, it can be seen that the resources such as the use of video on glass and workshops for the construction of Solids are a way of making classes more dynamic and contextualized, making the student subject of your learning. Therefore, it was noticed that classes with CTSA approach favor the importance of students to know the solids and their applications in daily life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.MARTINS, G. S. V.http://lattes.cnpq.br/4910583232098367MILFONT, John Kennedy de Sá.20172019-09-26T16:40:50Z2019-09-262019-09-26T16:40:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7376MILFONT, John Kennedy de Sá. O uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:45:00Zoai:localhost:riufcg/7376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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