Processos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22411 http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.01718898002 |
Resumo: | A corrosão é um processo químico que está relacionada a deterioração de alguns materiais, e pode ocorrer de forma espontânea. Como é muito comum ocorrer com materiais metálicos esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano, como em objetos que estão presentes em nossas residências, nas indústrias, nos hospitais, monumentos, construção civil etc. Sendo assim, torna-se um tema importante para ser trabalhado em sala de aula, possibilitando ao professor abordar assuntos como: reações de oxirredução, potencial de redução, reatividade dos metais, transferência de elétrons, equações químicas, entre outros. A preocupação com o ensino de Química tem levado as organizações curriculares a desenvolverem propostas que abordem problemas sociais que estejam presente na realidade da comunidade escolar, para assim, auxiliar na construção dos conceitos científicos, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, e assim, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de interpretar, argumentar e tomar decisões. Procurando atender as necessidades apontadas na BNCC e no PCNEM, produziu-se uma sequência didática, que constitui um produto de aplicação para a sala de aula de Química no Ensino Médio, que contemplasse aulas experimentais, expositivas e dialogadas, buscando assim gerar proposições que mostram as relações existentes entre conceitos percebidos por um indivíduo e seus conhecimentos prévios. Para que fosse possível atender os objetivos, levou-se em consideração três aspectos. O primeiro aspecto foi a contextualização, que foi relacionada a corrosão atmosférica, já que a Escola e sua Comunidade se encontram em uma região industrializada. O segundo aspecto está relacionado com a possibilidade de conectar este tema com outras áreas do conhecimento, como reações de combustão, concentração de soluções, poluição atmosférica etc. E o terceiro e último aspecto foi a função social que o tema tem na formação do cidadão. Para a construção do material, buscou-se metodologias que tivessem como objetivo uma aprendizagem significativa e ativa por parte dos alunos. Sendo assim, o material produzido foi influenciado por algumas propostas de ensino, destacando-se o Ensino por Investigação e a abordagem CTSA |
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A preocupação com o ensino de Química tem levado as organizações curriculares a desenvolverem propostas que abordem problemas sociais que estejam presente na realidade da comunidade escolar, para assim, auxiliar na construção dos conceitos científicos, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, e assim, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de interpretar, argumentar e tomar decisões. Procurando atender as necessidades apontadas na BNCC e no PCNEM, produziu-se uma sequência didática, que constitui um produto de aplicação para a sala de aula de Química no Ensino Médio, que contemplasse aulas experimentais, expositivas e dialogadas, buscando assim gerar proposições que mostram as relações existentes entre conceitos percebidos por um indivíduo e seus conhecimentos prévios. Para que fosse possível atender os objetivos, levou-se em consideração três aspectos. O primeiro aspecto foi a contextualização, que foi relacionada a corrosão atmosférica, já que a Escola e sua Comunidade se encontram em uma região industrializada. O segundo aspecto está relacionado com a possibilidade de conectar este tema com outras áreas do conhecimento, como reações de combustão, concentração de soluções, poluição atmosférica etc. E o terceiro e último aspecto foi a função social que o tema tem na formação do cidadão. Para a construção do material, buscou-se metodologias que tivessem como objetivo uma aprendizagem significativa e ativa por parte dos alunos. Sendo assim, o material produzido foi influenciado por algumas propostas de ensino, destacando-se o Ensino por Investigação e a abordagem CTSACorrosion is a chemical process that is related to the deterioration of some materials, and it can occur spontaneously. Due to the fact that it is very common to occur with metallic materials, this phenomenon can be observed in our daily lives, as in objects that are present in our homes, in industries, in hospitals, monuments, civil construction, etc. Thus, it becomes an important topic to be worked in the classroom, enabling the teacher to address issues such as redox reactions, reduction potential, the reactivity of metals, electron transfer, chemical equations, among others. The concern with the teaching of Chemistry taken as a curricular organization to develop proposals that address social problems that must be present in the reality of the school community, assisting in the construction of scientific concepts, facilitating the development of competencies and skills, and allowing the student develops the ability to interpret, argue and make decisions. In order to seek to attend to the needs pointed out by the BNCC and PCNEM, a didactic sequence was produced, which is an application product for the Chemistry classroom in High School, which includes experimental, expository, and dialogued classes, thus seeking to generate proposals the existing relationships between concepts perceived by an individual and his previous knowledge. In order to be able to meet the objectives, three aspects were taken into account. The first aspect was contextualization, which was related to atmospheric corrosion since the School and its Community are located in an industrialized region. The second aspect is related to the possibility of connecting this topic with other areas of knowledge, such as combustion reactions, the concentration of solutions, air pollution, etc. It is the third and last aspect of the social function that the theme has in the formation of the citizen. For the construction of the material, methodologies were sought that aimed at meaningful and active learning by the students. Thus, the material produced was influenced by some teaching proposals, with emphasis on Teaching by Research and the CTSA approach96 f.Ferreira, Elivelton Alveshttp://lattes.cnpq.br/./9791486511562981Silva, Ladário dahttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737Faria, Fernanda Luiza dehttp://lattes.cnpq.br/4880770590040729Rufino, Alessandra Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258http://lattes.cnpq.br/5185773351433579http://lattes.cnpq.br/4880770590040729Dorneles, Vivian Tedesco2021-06-24T20:49:40Z2021-06-24T20:49:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDORLENES, Vivian Tedesco. Processos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médio. 2021. 96 f. 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A corrosão é um processo químico que está relacionada a deterioração de alguns materiais, e pode ocorrer de forma espontânea. Como é muito comum ocorrer com materiais metálicos esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano, como em objetos que estão presentes em nossas residências, nas indústrias, nos hospitais, monumentos, construção civil etc. Sendo assim, torna-se um tema importante para ser trabalhado em sala de aula, possibilitando ao professor abordar assuntos como: reações de oxirredução, potencial de redução, reatividade dos metais, transferência de elétrons, equações químicas, entre outros. A preocupação com o ensino de Química tem levado as organizações curriculares a desenvolverem propostas que abordem problemas sociais que estejam presente na realidade da comunidade escolar, para assim, auxiliar na construção dos conceitos científicos, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, e assim, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de interpretar, argumentar e tomar decisões. Procurando atender as necessidades apontadas na BNCC e no PCNEM, produziu-se uma sequência didática, que constitui um produto de aplicação para a sala de aula de Química no Ensino Médio, que contemplasse aulas experimentais, expositivas e dialogadas, buscando assim gerar proposições que mostram as relações existentes entre conceitos percebidos por um indivíduo e seus conhecimentos prévios. Para que fosse possível atender os objetivos, levou-se em consideração três aspectos. O primeiro aspecto foi a contextualização, que foi relacionada a corrosão atmosférica, já que a Escola e sua Comunidade se encontram em uma região industrializada. O segundo aspecto está relacionado com a possibilidade de conectar este tema com outras áreas do conhecimento, como reações de combustão, concentração de soluções, poluição atmosférica etc. E o terceiro e último aspecto foi a função social que o tema tem na formação do cidadão. Para a construção do material, buscou-se metodologias que tivessem como objetivo uma aprendizagem significativa e ativa por parte dos alunos. Sendo assim, o material produzido foi influenciado por algumas propostas de ensino, destacando-se o Ensino por Investigação e a abordagem CTSA |
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