A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kallarrari , Celso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/372
Resumo: Com o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características linguísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas linguísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, em que, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras.
id FASB-2_914bf1922cda4fda9816f8cfc00563d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/372
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetêsEscritaNovas tecnologiasInternetLinguagemDialetoCom o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características linguísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas linguísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, em que, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/37210.26893/rm.v1i2.372Revista Mosaicum; n. 2 (2005): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v1i2reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/372/330https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKallarrari , Celso 2021-06-28T11:58:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/372Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:33.424Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
title A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
spellingShingle A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
Kallarrari , Celso
Escrita
Novas tecnologias
Internet
Linguagem
Dialeto
title_short A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
title_full A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
title_fullStr A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
title_full_unstemmed A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
title_sort A liberdade da escrita na/da internet: características lexicais do dialeto internetês
author Kallarrari , Celso
author_facet Kallarrari , Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kallarrari , Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Novas tecnologias
Internet
Linguagem
Dialeto
topic Escrita
Novas tecnologias
Internet
Linguagem
Dialeto
dc.description.none.fl_txt_mv Com o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características linguísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas linguísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, em que, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras.
description Com o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características linguísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas linguísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, em que, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/372
10.26893/rm.v1i2.372
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/372
identifier_str_mv 10.26893/rm.v1i2.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/372/330
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 2 (2005): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v1i2
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Escrita
Novas tecnologias
Internet
Linguagem
Dialeto
_version_ 1704448767797755904