Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Robson Fonseca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492
Resumo: Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. 
id UNIR-3_bd2853a09c65438a3193a48f9711e4f7
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1492
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escolaInternet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149210.26568/2359-2087.2015.1492EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 38-562359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492/1468Simões, Robson Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:05Zoai:periodicos.unir.br:article/1492Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
title Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
spellingShingle Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
Simões, Robson Fonseca
Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.
title_short Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
title_full Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
title_fullStr Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
title_full_unstemmed Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
title_sort Entre a internet e a sala de aula: práticas de escrita na escola
author Simões, Robson Fonseca
author_facet Simões, Robson Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Robson Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.
topic Internet. Linguagem. produção escrita dos sujeitos.
description Neste artigo busco compreender as novas tendências linguísticas e seus registros desencadeados pela cultura digital, analisando os desdobramentos nas práticas de escrita produzidas no contexto escolar. Assim, traz para o debate os textos dos sujeitos do ensino técnico de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro, com vistas a problematizar o ensino formal da língua face às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo. Numa arena linguística marcada por contradições, este estudo nos mostra a normatividade da língua e a linguagem viva do cotidiano, a linearidade da escrita e o hipertexto, o saber formal do educador e o suposto não saber do aluno. Será que a linguagem se esgota na escrita padrão, principal preocupação do ensino formal? O desafio do diálogo está lançado aos educadores da linguagem no nosso tempo, considerando que é nessa atividade linguística que o outro encontra a sua própria autonomia, que se mira no direito de opinar, uma premissa para que a linguagem seja um ato de liberdade. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492
10.26568/2359-2087.2015.1492
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1492/1468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 38-56
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i3
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541559005184