A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis , Jessyluce Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259
Resumo: O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem .
id FASB-2_a7cb83f495e08e14f576840eee7fce1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensinoEducaçãoMediaçãoPrática pedagógicaPlanejamentoAprendizagem MediadaReuven FeuersteinFormação docenteO presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem .Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/25910.26893/rm.v1i1.259Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v1i1reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259/222https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis , Jessyluce Cardoso 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:11.177Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
title A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
spellingShingle A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
Reis , Jessyluce Cardoso
Educação
Mediação
Prática pedagógica
Planejamento
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
Formação docente
title_short A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
title_full A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
title_fullStr A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
title_full_unstemmed A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
title_sort A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
author Reis , Jessyluce Cardoso
author_facet Reis , Jessyluce Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis , Jessyluce Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mediação
Prática pedagógica
Planejamento
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
Formação docente
topic Educação
Mediação
Prática pedagógica
Planejamento
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
Formação docente
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem .
description O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem .
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259
10.26893/rm.v1i1.259
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259
identifier_str_mv 10.26893/rm.v1i1.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259/222
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v1i1
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Mediação
Prática pedagógica
Planejamento
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
Formação docente
_version_ 1704448767234670592