A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem . |
id |
FASB-2_a7cb83f495e08e14f576840eee7fce1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensinoEducaçãoMediaçãoPrática pedagógicaPlanejamentoAprendizagem MediadaReuven FeuersteinFormação docenteO presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem .Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/25910.26893/rm.v1i1.259Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v1i1reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259/222https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis , Jessyluce Cardoso 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:11.177Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
title |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
spellingShingle |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino Reis , Jessyluce Cardoso Educação Mediação Prática pedagógica Planejamento Aprendizagem Mediada Reuven Feuerstein Formação docente |
title_short |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
title_full |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
title_fullStr |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
title_full_unstemmed |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
title_sort |
A mediação da aprendizagem como característica do planejamento de ensino |
author |
Reis , Jessyluce Cardoso |
author_facet |
Reis , Jessyluce Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis , Jessyluce Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mediação Prática pedagógica Planejamento Aprendizagem Mediada Reuven Feuerstein Formação docente |
topic |
Educação Mediação Prática pedagógica Planejamento Aprendizagem Mediada Reuven Feuerstein Formação docente |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem . |
description |
O presente artigo versa sobre a importância da mediação da aprendizagem, a partir dos procedimentos metodológicos presentes no planejamento de ensino , face às necessidades da utilização de uma prática pedagógica, que corrobore avanços significativos nos aspectos relacionados ao conhecimento . A proposta de se trabalhar a mediação da aprendizagem, a partir do planejamento de ensino, tem como aparato teórico a Experiência da Aprendizagem Mediada do psicopedagogo Reuven Feuerstein, que preconiza uma concepção de educação onde a ação mediadora do professor deva ser previamente elaborada com base em critérios mediacionais, com vistas à superação dos mediados frente aos desafios, sendo, portanto, o objetivo destetrabalho: analisar como se dá a ressignificação da aprendizagem numa aula mediada; avaliar a ressonância da prática pedagógica trabalhada a partir do planejamento de ensino, que tenha como característica a mediação da aprendizagem . |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259 10.26893/rm.v1i1.259 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v1i1.259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/259/222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v1i1 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação Mediação Prática pedagógica Planejamento Aprendizagem Mediada Reuven Feuerstein Formação docente |
_version_ |
1704448767234670592 |