Destilação virtual do vinho como instrumento real de ensino aprendizagem de química
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81 |
Resumo: | A Química é considerada pelos alunos uma disciplina difícil e abstrata gerando,portanto grande resistência no seu aprendizado. Como essa disciplina é umaciência experimental, uma das formas de reduzir essa dificuldade seriam asaulas práticas. No entanto, muitas escolas não possuem laboratório ou quandopossui falta reagente, vidrarias e professor laboratorista. Logo, a inclusão daspráticas virtuais é uma alternativa real podendo minimizar essa dificuldade noaprendizado dessa disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho relata osresultados de uma prática virtual sobre destilação do vinho, aplicado a umaturma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola pública estadualPereira Ignácio, através de testes de sondagem (pré-testes e pós-testes). Osresultados desse estudo mostraram que houve evolução nos conceitos dosalunos sobre a destilação. Com isso, podemos inferir que a aula prática virtualde destilação do vinho poder-se-á colaborar como uma importante ferramentapara o professor, podendo propiciar aos estudantes uma melhor assimilaçãodos conteúdos, contribuindo assim para o ensino de Química.Palavras-Chave: Ensino de Química; aula prática virtual; destilação do vinho. |
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Destilação virtual do vinho como instrumento real de ensino aprendizagem de químicaA Química é considerada pelos alunos uma disciplina difícil e abstrata gerando,portanto grande resistência no seu aprendizado. Como essa disciplina é umaciência experimental, uma das formas de reduzir essa dificuldade seriam asaulas práticas. No entanto, muitas escolas não possuem laboratório ou quandopossui falta reagente, vidrarias e professor laboratorista. Logo, a inclusão daspráticas virtuais é uma alternativa real podendo minimizar essa dificuldade noaprendizado dessa disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho relata osresultados de uma prática virtual sobre destilação do vinho, aplicado a umaturma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola pública estadualPereira Ignácio, através de testes de sondagem (pré-testes e pós-testes). Osresultados desse estudo mostraram que houve evolução nos conceitos dosalunos sobre a destilação. Com isso, podemos inferir que a aula prática virtualde destilação do vinho poder-se-á colaborar como uma importante ferramentapara o professor, podendo propiciar aos estudantes uma melhor assimilaçãodos conteúdos, contribuindo assim para o ensino de Química.Palavras-Chave: Ensino de Química; aula prática virtual; destilação do vinho.FaSFVieira, EloisaGodoy, Denise CelesteGomes, Hérica Cambraia2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/8110.22408/reva22201781301-316Revista Valore; v. 2, n. 2 (2017): Revista Valore; 301-3162526-043X2525-900810.22408/reva222017reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81/81/*ref*/BUENO, R. de S. M., KOVALICZN R. A., O ensino de ciências e as/*ref*/dificuldades das atividades experimentais. 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A Química é considerada pelos alunos uma disciplina difícil e abstrata gerando,portanto grande resistência no seu aprendizado. Como essa disciplina é umaciência experimental, uma das formas de reduzir essa dificuldade seriam asaulas práticas. No entanto, muitas escolas não possuem laboratório ou quandopossui falta reagente, vidrarias e professor laboratorista. Logo, a inclusão daspráticas virtuais é uma alternativa real podendo minimizar essa dificuldade noaprendizado dessa disciplina. Nessa perspectiva, esse trabalho relata osresultados de uma prática virtual sobre destilação do vinho, aplicado a umaturma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola pública estadualPereira Ignácio, através de testes de sondagem (pré-testes e pós-testes). Osresultados desse estudo mostraram que houve evolução nos conceitos dosalunos sobre a destilação. Com isso, podemos inferir que a aula prática virtualde destilação do vinho poder-se-á colaborar como uma importante ferramentapara o professor, podendo propiciar aos estudantes uma melhor assimilaçãodos conteúdos, contribuindo assim para o ensino de Química.Palavras-Chave: Ensino de Química; aula prática virtual; destilação do vinho. |
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