INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE IMAGENS EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1135 |
Resumo: | Vivenciamos constantes questionamentos em relação às nossas interações com o ambiente e, como consequências dessas interações, surgem problemas socioambientais de ordem complexa. A Educação Ambiental (EA) é considerada um campo do conhecimento capaz de problematizar e transformar as relações estabelecidas entre a sociedade e o ambiente. Desta forma, este artigo pretendeu investigar como as imagens são utilizadas e descritas em pesquisas na área de EA no Brasil, durante o período de 2010 a 2020. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, em três periódicos nacionais, reconhecidos por suas publicações em EA. Os artigos foram analisados em relação à macrotendência de EA, à maneira como a temática foi abordada e ao tipo de pesquisa realizada. No total foram encontrados 36 artigos, que possuíam o predomínio da macrotendência crítica, contextualizavam os problemas socioambientais e caracterizaram uma pesquisa empírica. As imagens mencionadas nos artigos estavam na forma de fotos, figuras, filmes infantis, documentários, desenhos, narrativas, fábulas, entre outros. Os espaços escolares foram os locais mais descritos para a prática de EA e o uso de imagens. Este fato, destaca a importância dos professores no processo educativo, pois ao utilizarem as imagens, tornam-se capazes de mediar as informações, bem como promovem a (re)construção de conhecimentos. Assim, constatamos que o uso de imagens pode ser considerado como uma ferramenta, que oferece vastas potencialidades para o enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados, sendo primordial o aprofundamento teórico sobre o uso correto e crítico deste instrumento. |
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No total foram encontrados 36 artigos, que possuíam o predomínio da macrotendência crítica, contextualizavam os problemas socioambientais e caracterizaram uma pesquisa empírica. As imagens mencionadas nos artigos estavam na forma de fotos, figuras, filmes infantis, documentários, desenhos, narrativas, fábulas, entre outros. Os espaços escolares foram os locais mais descritos para a prática de EA e o uso de imagens. Este fato, destaca a importância dos professores no processo educativo, pois ao utilizarem as imagens, tornam-se capazes de mediar as informações, bem como promovem a (re)construção de conhecimentos. Assim, constatamos que o uso de imagens pode ser considerado como uma ferramenta, que oferece vastas potencialidades para o enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados, sendo primordial o aprofundamento teórico sobre o uso correto e crítico deste instrumento.FaSFde Rocco, Nerielly ElizabethKataoka, Adriana MassêSuriani-Affonso, Ana Lucia2023-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/113510.22408/reva8020231135e-8004Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80042526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1135/1032/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. Resolução CNE/CP nº 02, 2012./*ref*/COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/DICKMANN, I. 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