ERA UMA VEZ AS METODOLOGIAS NO MEU ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/967 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Ciências Biológicas sobre as metodologias do ensino de Ciências em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizado através de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Como eram as aulas de Ciências durante a sua Educação Básica?”. Através da análise de conteúdo foi possível constituir o cenário reflexivo: “Era uma vez as metodologias no meu ensino de Ciências”, em que identificamos nove categorias. Ficou clara a importância dada pelos licenciandos às estratégias e os recursos de ensino relatados nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.Palavras-chave: Diário de bordo. Ensino de Ciências. Constituição do professor. |
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ERA UMA VEZ AS METODOLOGIAS NO MEU ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAO estudo tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Ciências Biológicas sobre as metodologias do ensino de Ciências em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizado através de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Como eram as aulas de Ciências durante a sua Educação Básica?”. Através da análise de conteúdo foi possível constituir o cenário reflexivo: “Era uma vez as metodologias no meu ensino de Ciências”, em que identificamos nove categorias. Ficou clara a importância dada pelos licenciandos às estratégias e os recursos de ensino relatados nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.Palavras-chave: Diário de bordo. Ensino de Ciências. 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