CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458 |
Resumo: | Refletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional. |
id |
FASF_4d5b0360c271efdbdb1ee1caebfb0b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1458 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEMRefletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional.FaSFSilva, Janaina Oliveira2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/145810.22408/reva802023145834-42Revista Valore; v. 8 (2023): Caderno Temático Artigos - Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia - Artigos; 34-422526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458/1071/*ref*/BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2008./*ref*/KEARSLEY, G.; MOORE, M. G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007./*ref*/KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007./*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000./*ref*/_____. O que é o virtual? Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2021./*ref*/_____. Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.fronteiras.com/assista/busca?palavra_chave=&pensadores%5B%5D=pierre-levy. Acesso em: 10/10/2021./*ref*/MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf/*ref*/VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10/10/2021./*ref*/ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-06T21:14:53Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1458Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-05-06T21:14:53Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM Silva, Janaina Oliveira |
title_short |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
author |
Silva, Janaina Oliveira |
author_facet |
Silva, Janaina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janaina Oliveira |
description |
Refletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458 10.22408/reva802023145834-42 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva802023145834-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458/1071 /*ref*/BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2008. /*ref*/KEARSLEY, G.; MOORE, M. G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007. /*ref*/KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. /*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000. /*ref*/_____. O que é o virtual? Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2021. /*ref*/_____. Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.fronteiras.com/assista/busca?palavra_chave=&pensadores%5B%5D=pierre-levy. Acesso em: 10/10/2021. /*ref*/MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf /*ref*/VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10/10/2021. /*ref*/ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Caderno Temático Artigos - Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia - Artigos; 34-42 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575177486336 |