CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458
Resumo: Refletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional.
id FASF_4d5b0360c271efdbdb1ee1caebfb0b43
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1458
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEMRefletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional.FaSFSilva, Janaina Oliveira2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/145810.22408/reva802023145834-42Revista Valore; v. 8 (2023): Caderno Temático Artigos - Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia - Artigos; 34-422526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458/1071/*ref*/BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2008./*ref*/KEARSLEY, G.; MOORE, M. G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007./*ref*/KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007./*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000./*ref*/_____. O que é o virtual? Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2021./*ref*/_____. Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.fronteiras.com/assista/busca?palavra_chave=&pensadores%5B%5D=pierre-levy. Acesso em: 10/10/2021./*ref*/MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf/*ref*/VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10/10/2021./*ref*/ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-06T21:14:53Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1458Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-05-06T21:14:53Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Silva, Janaina Oliveira
title_short CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_full CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
title_sort CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
author Silva, Janaina Oliveira
author_facet Silva, Janaina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaina Oliveira
description Refletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458
10.22408/reva802023145834-42
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458
identifier_str_mv 10.22408/reva802023145834-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1458/1071
/*ref*/BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2008.
/*ref*/KEARSLEY, G.; MOORE, M. G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
/*ref*/KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
/*ref*/LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.
/*ref*/_____. O que é o virtual? Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2021.
/*ref*/_____. Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.fronteiras.com/assista/busca?palavra_chave=&pensadores%5B%5D=pierre-levy. Acesso em: 10/10/2021.
/*ref*/MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
/*ref*/VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10/10/2021.
/*ref*/ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Caderno Temático Artigos - Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia - Artigos; 34-42
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321575177486336