COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poso, Fabiana de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Bruno Andrade Pinto, Pereira, Willian Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/835
Resumo: Hoje ainda está fortemente alicerçada a ideia da avaliação como um ato neutro, meramente técnico, gerador de resultados e isolado do trabalho pedagógico. As provas e testes acabam sendo os principais instrumentos avaliativos, assumindo um caráter classificatório, de exclusão e de reprodução da sociedade. Considerando a importância da formação docente na constituição identitária dos licenciandos e as significativas discussões que ocorreram no ENPEC, foi feito um estudo dos trabalhos apresentados em suas três últimas edições. Esta análise foi fundamentada na Teoria Bakhtiniana quanto aos aspectos do dialogismo, alteridade e polifonia, demonstrando a heterogeneidade dos textos, mas convergindo com a afirmação de que as abordagens sobre esta temática durante a formação são muito superficiais.Palavras Chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Teoria Bakhtiniana.
id FASF_4f39c54fcc53a751f57a98f278ff9b9a
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/835
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPECHoje ainda está fortemente alicerçada a ideia da avaliação como um ato neutro, meramente técnico, gerador de resultados e isolado do trabalho pedagógico. As provas e testes acabam sendo os principais instrumentos avaliativos, assumindo um caráter classificatório, de exclusão e de reprodução da sociedade. Considerando a importância da formação docente na constituição identitária dos licenciandos e as significativas discussões que ocorreram no ENPEC, foi feito um estudo dos trabalhos apresentados em suas três últimas edições. Esta análise foi fundamentada na Teoria Bakhtiniana quanto aos aspectos do dialogismo, alteridade e polifonia, demonstrando a heterogeneidade dos textos, mas convergindo com a afirmação de que as abordagens sobre esta temática durante a formação são muito superficiais.Palavras Chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Teoria Bakhtiniana.FaSFPoso, Fabiana de FreitasMonteiro, Bruno Andrade PintoPereira, Willian Alves2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/83510.22408/reva602021835614-624Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 614-6242526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/835/586/*ref*/BARBOSA, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: teoria e prática em questão. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011./*ref*/______. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? In: IX ANPED. Anais... Rio grande do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012./*ref*/BARREIRO, A. C. M. A prática docente do professor de Física do terceiro grau. 1996. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996./*ref*/BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-32./*ref*/FERREIRA, G. S.; PASIN, E. B. (2012). As barreiras para a aplicação da avaliação formativa na ótica dos professores do ensino fundamental e médio. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia -RJ. Anais... Rio de Janeiro: CEFET, 2010./*ref*/HOFFMANN, J. Avaliação mediadora. 33ª edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014./*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2013./*ref*/MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-132./*ref*/MENDES, O. M. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006./*ref*/NUNES, L. S. A avaliação da aprendizagem e a prática da atividade física de escolares do ensino fundamental sob a ótica do professor de educação física. TCC. Brasília: UniCEUB, 2014./*ref*/PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999./*ref*/POSO, F. de F.; MONTEIRO, B. A. P. Análise dos anais do EREBIO e ENPEC acerca da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores de ciências. In: IV EREBIO, Regional IV. Anais... Uberlândia: UFU, 2017./*ref*/SOARES, S. L. A avaliação para as aprendizagens, institucional e em larga escala em cursos de formação de professores: limites e possibilidades de interlocução. 2014. 331f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014./*ref*/SOUSA, S. M. Z. Avaliação da aprendizagem: análise de pesquisas produzidas no Brasil, no período de 1980 a 1990. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 1, p. 111 - 144, 1996./*ref*/TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, vol. 21, n.73, p.209-244, 2000./*ref*/VENEU, A.; FERRAZ, G.; REZENDE, F. Análise de discursos no ensino de ciências: considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Revista Ensaio, v. 17, n. 1, p. 126-149, 2015.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/835Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
title COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
spellingShingle COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
Poso, Fabiana de Freitas
title_short COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
title_full COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
title_fullStr COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
title_full_unstemmed COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
title_sort COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC
author Poso, Fabiana de Freitas
author_facet Poso, Fabiana de Freitas
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Pereira, Willian Alves
author_role author
author2 Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Pereira, Willian Alves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Poso, Fabiana de Freitas
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Pereira, Willian Alves
description Hoje ainda está fortemente alicerçada a ideia da avaliação como um ato neutro, meramente técnico, gerador de resultados e isolado do trabalho pedagógico. As provas e testes acabam sendo os principais instrumentos avaliativos, assumindo um caráter classificatório, de exclusão e de reprodução da sociedade. Considerando a importância da formação docente na constituição identitária dos licenciandos e as significativas discussões que ocorreram no ENPEC, foi feito um estudo dos trabalhos apresentados em suas três últimas edições. Esta análise foi fundamentada na Teoria Bakhtiniana quanto aos aspectos do dialogismo, alteridade e polifonia, demonstrando a heterogeneidade dos textos, mas convergindo com a afirmação de que as abordagens sobre esta temática durante a formação são muito superficiais.Palavras Chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Teoria Bakhtiniana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/835
10.22408/reva602021835614-624
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/835
identifier_str_mv 10.22408/reva602021835614-624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/835/586
/*ref*/BARBOSA, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: teoria e prática em questão. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
/*ref*/______. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? In: IX ANPED. Anais... Rio grande do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
/*ref*/BARREIRO, A. C. M. A prática docente do professor de Física do terceiro grau. 1996. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
/*ref*/BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-32.
/*ref*/FERREIRA, G. S.; PASIN, E. B. (2012). As barreiras para a aplicação da avaliação formativa na ótica dos professores do ensino fundamental e médio. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia -RJ. Anais... Rio de Janeiro: CEFET, 2010.
/*ref*/HOFFMANN, J. Avaliação mediadora. 33ª edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
/*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2013.
/*ref*/MARCHEZAN, R. C. Diálogo. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-132.
/*ref*/MENDES, O. M. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
/*ref*/NUNES, L. S. A avaliação da aprendizagem e a prática da atividade física de escolares do ensino fundamental sob a ótica do professor de educação física. TCC. Brasília: UniCEUB, 2014.
/*ref*/PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
/*ref*/POSO, F. de F.; MONTEIRO, B. A. P. Análise dos anais do EREBIO e ENPEC acerca da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores de ciências. In: IV EREBIO, Regional IV. Anais... Uberlândia: UFU, 2017.
/*ref*/SOARES, S. L. A avaliação para as aprendizagens, institucional e em larga escala em cursos de formação de professores: limites e possibilidades de interlocução. 2014. 331f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
/*ref*/SOUSA, S. M. Z. Avaliação da aprendizagem: análise de pesquisas produzidas no Brasil, no período de 1980 a 1990. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 1, p. 111 - 144, 1996.
/*ref*/TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, vol. 21, n.73, p.209-244, 2000.
/*ref*/VENEU, A.; FERRAZ, G.; REZENDE, F. Análise de discursos no ensino de ciências: considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Revista Ensaio, v. 17, n. 1, p. 126-149, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 614-624
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570045755392