Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional. Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo. Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências. |
id |
UFFS-2_f437cbbdccfc6a82cc39279fd31fc652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11975 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPECO Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional. Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo. Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197510.36661/2595-4520.2021v4i6.11975Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 437-4622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975/8219Copyright (c) 2021 Jolúcia Santos de Jesus, Kaique Nascimento Martins, Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, Elisa Prestes Massenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Jolúcia SantosNascimento Martins, KaiqueMoreno-Rodríguez, Andrei SteveenPrestes Massena, Elisa2021-10-19T23:18:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11975Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-19T23:18:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
title |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC de Jesus, Jolúcia Santos |
title_short |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
title_full |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
title_fullStr |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
title_full_unstemmed |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
title_sort |
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC |
author |
de Jesus, Jolúcia Santos |
author_facet |
de Jesus, Jolúcia Santos Nascimento Martins, Kaique Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen Prestes Massena, Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento Martins, Kaique Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen Prestes Massena, Elisa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Jolúcia Santos Nascimento Martins, Kaique Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen Prestes Massena, Elisa |
description |
O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional. Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo. Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11975 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975/8219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 437-462 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612907397120 |