Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus, Jolúcia Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento Martins, Kaique, Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen, Prestes Massena, Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975
Resumo: O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional.  Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo.  Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.
id UFFS-2_f437cbbdccfc6a82cc39279fd31fc652
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11975
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPECO Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional.  Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo.  Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197510.36661/2595-4520.2021v4i6.11975Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 437-4622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975/8219Copyright (c) 2021 Jolúcia Santos de Jesus, Kaique Nascimento Martins, Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, Elisa Prestes Massenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Jolúcia SantosNascimento Martins, KaiqueMoreno-Rodríguez, Andrei SteveenPrestes Massena, Elisa2021-10-19T23:18:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11975Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-19T23:18:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
title Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
spellingShingle Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
de Jesus, Jolúcia Santos
title_short Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
title_full Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
title_fullStr Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
title_full_unstemmed Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
title_sort Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
author de Jesus, Jolúcia Santos
author_facet de Jesus, Jolúcia Santos
Nascimento Martins, Kaique
Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen
Prestes Massena, Elisa
author_role author
author2 Nascimento Martins, Kaique
Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen
Prestes Massena, Elisa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus, Jolúcia Santos
Nascimento Martins, Kaique
Moreno-Rodríguez, Andrei Steveen
Prestes Massena, Elisa
description O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional.  Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo.  Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11975
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 437-462
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612907397120