Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140 |
Resumo: | A presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática. |
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Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativaA presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.FaSFAlmeida, Hederson Aparecido deDiniz, Renato Eugênio da Silva2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14010.22408/reva302018140521-532Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 521-5322526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/140/169/*ref*/ALMEIDA, H. A.; LORENCINI JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018./*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010./*ref*/BAROLI, E.; VILLANI, A. 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