ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Luciana Ferrari Espíndola
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de, Pastor Júnior, Américo de Araujo, Pereira, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878
Resumo: Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.
id FASF_5d798cfbf6e900975039080ca0133e02
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/878
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIONeste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.FaSFCabral, Luciana Ferrari EspíndolaResende Filho, Luiz Augusto Coimbra dePastor Júnior, Américo de AraujoPereira, Marcus Vinicius2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/87810.22408/reva6020218781225-1237Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1225-12372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878/655/*ref*/BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por/*ref*/alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre/*ref*/recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,/*ref*//*ref*/CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de/*ref*/vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino/*ref*/Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019./*ref*/______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino/*ref*/Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio/*ref*/de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica./*ref*/Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n./*ref*/, 2015./*ref*/ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa/*ref*/de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA,/*ref*/T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do/*ref*/sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76./*ref*/GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In:/*ref*/Encontro sobre Educação em Ciências através da/*ref*/Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas./*ref*/Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013./*ref*/HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da/*ref*/diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L./*ref*/(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte:/*ref*/UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil,/*ref*//*ref*/LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação/*ref*/dos recursos humanos da vigilância sanitária em/*ref*/Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde/*ref*/Educação, v. 13, n. 30, 2009./*ref*/NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C./*ref*/F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R./*ref*/Dimensões e consequências do movimento antivacina na/*ref*/realidade brasileira. RESU – Revista Educação em/*ref*/Saúde, v. 7, supl. 1, 2019./*ref*/OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância/*ref*/Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e/*ref*/Sociedade, v. 20, n. 3, 2011./*ref*/PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos/*ref*/por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho/*ref*/no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,/*ref*//*ref*/PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.;/*ref*/PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um/*ref*/vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico/*ref*/produzido por estudantes do ensino médio. Revista/*ref*/Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014./*ref*/PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do/*ref*/Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em/*ref*/seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em/*ref*/Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais.../*ref*/Campinas: ABRAPEC, 2011./*ref*/PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8°/*ref*/edição, Salvador: EDUFBA, 2013./*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.;/*ref*/BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção/*ref*/audiovisual e autoria discente em atividades de produção/*ref*/de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.;/*ref*/SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em/*ref*/ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014./*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR/*ref*/JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B./*ref*/Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual/*ref*/para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria -/*ref*/Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n./*ref*/, 2015./*ref*/SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses:/*ref*/Towards a multidimensional model of mass media/*ref*/reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3,/*ref*/n. 2, 2000./*ref*/VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a/*ref*/análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:36Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/878Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:36Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Cabral, Luciana Ferrari Espíndola
title_short ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
author Cabral, Luciana Ferrari Espíndola
author_facet Cabral, Luciana Ferrari Espíndola
Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Pastor Júnior, Américo de Araujo
Pereira, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Pastor Júnior, Américo de Araujo
Pereira, Marcus Vinicius
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Luciana Ferrari Espíndola
Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Pastor Júnior, Américo de Araujo
Pereira, Marcus Vinicius
description Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878
10.22408/reva6020218781225-1237
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878
identifier_str_mv 10.22408/reva6020218781225-1237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878/655
/*ref*/BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por
/*ref*/alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre
/*ref*/recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese
/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –
/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,
/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
/*ref*/
/*ref*/CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de
/*ref*/vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino
/*ref*/Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019.
/*ref*/______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino
/*ref*/Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio
/*ref*/de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica.
/*ref*/Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n.
/*ref*/, 2015.
/*ref*/ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa
/*ref*/de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA,
/*ref*/T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do
/*ref*/sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.
/*ref*/GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In:
/*ref*/Encontro sobre Educação em Ciências através da
/*ref*/Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.
/*ref*/Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013.
/*ref*/HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da
/*ref*/diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L.
/*ref*/(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte:
/*ref*/UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil,
/*ref*/
/*ref*/LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação
/*ref*/dos recursos humanos da vigilância sanitária em
/*ref*/Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde
/*ref*/Educação, v. 13, n. 30, 2009.
/*ref*/NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C.
/*ref*/F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R.
/*ref*/Dimensões e consequências do movimento antivacina na
/*ref*/realidade brasileira. RESU – Revista Educação em
/*ref*/Saúde, v. 7, supl. 1, 2019.
/*ref*/OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância
/*ref*/Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e
/*ref*/Sociedade, v. 20, n. 3, 2011.
/*ref*/PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos
/*ref*/por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho
/*ref*/no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese
/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –
/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,
/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
/*ref*/
/*ref*/PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.;
/*ref*/PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um
/*ref*/vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico
/*ref*/produzido por estudantes do ensino médio. Revista
/*ref*/Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014.
/*ref*/PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do
/*ref*/Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em
/*ref*/seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em
/*ref*/Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais...
/*ref*/Campinas: ABRAPEC, 2011.
/*ref*/PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8°
/*ref*/edição, Salvador: EDUFBA, 2013.
/*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.;
/*ref*/BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção
/*ref*/audiovisual e autoria discente em atividades de produção
/*ref*/de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.;
/*ref*/SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em
/*ref*/ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
/*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR
/*ref*/JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B.
/*ref*/Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual
/*ref*/para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria -
/*ref*/Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n.
/*ref*/, 2015.
/*ref*/SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses:
/*ref*/Towards a multidimensional model of mass media
/*ref*/reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3,
/*ref*/n. 2, 2000.
/*ref*/VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a
/*ref*/análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1225-1237
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321573969526784