ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878 |
Resumo: | Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia. |
id |
FASF_5d798cfbf6e900975039080ca0133e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/878 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIONeste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.FaSFCabral, Luciana Ferrari EspíndolaResende Filho, Luiz Augusto Coimbra dePastor Júnior, Américo de AraujoPereira, Marcus Vinicius2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/87810.22408/reva6020218781225-1237Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1225-12372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878/655/*ref*/BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por/*ref*/alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre/*ref*/recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,/*ref*//*ref*/CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de/*ref*/vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino/*ref*/Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019./*ref*/______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino/*ref*/Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio/*ref*/de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica./*ref*/Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n./*ref*/, 2015./*ref*/ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa/*ref*/de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA,/*ref*/T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do/*ref*/sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76./*ref*/GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In:/*ref*/Encontro sobre Educação em Ciências através da/*ref*/Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas./*ref*/Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013./*ref*/HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da/*ref*/diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L./*ref*/(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte:/*ref*/UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil,/*ref*//*ref*/LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação/*ref*/dos recursos humanos da vigilância sanitária em/*ref*/Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde/*ref*/Educação, v. 13, n. 30, 2009./*ref*/NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C./*ref*/F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R./*ref*/Dimensões e consequências do movimento antivacina na/*ref*/realidade brasileira. RESU – Revista Educação em/*ref*/Saúde, v. 7, supl. 1, 2019./*ref*/OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância/*ref*/Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e/*ref*/Sociedade, v. 20, n. 3, 2011./*ref*/PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos/*ref*/por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho/*ref*/no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese/*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –/*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,/*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,/*ref*//*ref*/PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.;/*ref*/PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um/*ref*/vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico/*ref*/produzido por estudantes do ensino médio. Revista/*ref*/Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014./*ref*/PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do/*ref*/Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em/*ref*/seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em/*ref*/Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais.../*ref*/Campinas: ABRAPEC, 2011./*ref*/PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8°/*ref*/edição, Salvador: EDUFBA, 2013./*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.;/*ref*/BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção/*ref*/audiovisual e autoria discente em atividades de produção/*ref*/de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.;/*ref*/SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em/*ref*/ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014./*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR/*ref*/JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B./*ref*/Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual/*ref*/para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria -/*ref*/Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n./*ref*/, 2015./*ref*/SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses:/*ref*/Towards a multidimensional model of mass media/*ref*/reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3,/*ref*/n. 2, 2000./*ref*/VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a/*ref*/análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:36Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/878Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:36Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Cabral, Luciana Ferrari Espíndola |
title_short |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
Cabral, Luciana Ferrari Espíndola |
author_facet |
Cabral, Luciana Ferrari Espíndola Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de Pastor Júnior, Américo de Araujo Pereira, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de Pastor Júnior, Américo de Araujo Pereira, Marcus Vinicius |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Luciana Ferrari Espíndola Resende Filho, Luiz Augusto Coimbra de Pastor Júnior, Américo de Araujo Pereira, Marcus Vinicius |
description |
Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878 10.22408/reva6020218781225-1237 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020218781225-1237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/878/655 /*ref*/BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por /*ref*/alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre /*ref*/recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese /*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – /*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, /*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, /*ref*/ /*ref*/CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de /*ref*/vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino /*ref*/Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019. /*ref*/______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino /*ref*/Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio /*ref*/de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica. /*ref*/Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n. /*ref*/, 2015. /*ref*/ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa /*ref*/de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, /*ref*/T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do /*ref*/sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76. /*ref*/GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In: /*ref*/Encontro sobre Educação em Ciências através da /*ref*/Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. /*ref*/Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013. /*ref*/HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da /*ref*/diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L. /*ref*/(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte: /*ref*/UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, /*ref*/ /*ref*/LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação /*ref*/dos recursos humanos da vigilância sanitária em /*ref*/Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde /*ref*/Educação, v. 13, n. 30, 2009. /*ref*/NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C. /*ref*/F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R. /*ref*/Dimensões e consequências do movimento antivacina na /*ref*/realidade brasileira. RESU – Revista Educação em /*ref*/Saúde, v. 7, supl. 1, 2019. /*ref*/OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância /*ref*/Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e /*ref*/Sociedade, v. 20, n. 3, 2011. /*ref*/PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos /*ref*/por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho /*ref*/no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese /*ref*/(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – /*ref*/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, /*ref*/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, /*ref*/ /*ref*/PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.; /*ref*/PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um /*ref*/vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico /*ref*/produzido por estudantes do ensino médio. Revista /*ref*/Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014. /*ref*/PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do /*ref*/Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em /*ref*/seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em /*ref*/Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais... /*ref*/Campinas: ABRAPEC, 2011. /*ref*/PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8° /*ref*/edição, Salvador: EDUFBA, 2013. /*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.; /*ref*/BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção /*ref*/audiovisual e autoria discente em atividades de produção /*ref*/de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.; /*ref*/SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em /*ref*/ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. /*ref*/REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR /*ref*/JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B. /*ref*/Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual /*ref*/para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria - /*ref*/Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. /*ref*/, 2015. /*ref*/SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses: /*ref*/Towards a multidimensional model of mass media /*ref*/reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3, /*ref*/n. 2, 2000. /*ref*/VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a /*ref*/análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1225-1237 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321573969526784 |