NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adão, Grazielly Candida Sabadin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Valéria Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410
Resumo: Este artigo descreve considerações advindas de investigação a respeito de marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência aplicado ao ambiente de uma Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. Ao professor cabe o comprometimento com os processos de investigação dialógica, examinar e reexaminar suas ideias, desenvolvendo o respeito ao pensamento do outro. Os resultados apontam que o conceito de habitus permite reflexões quanto às próprias práticas da docência, quando tal conceito é alicerçado nas definições sociológicas de Bourdieu; no docente representado frequentemente como ser afetivo de Costa; nos modos de subjetivação modernos de Garcia; no docente como sujeito da experiência de Larrosa; nos mitos em torno da formação de professores no Brasil de Freitas e Zen; e na oralidade, que, segundo Freire são reflexivas, sem qualquer presença de neutralidade e distanciamento social.Palavras-chave: Habitus; Comunidade de Investigação; Ser professor.
id FASF_67f8127978b6a97f355c88646e17f32f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/410
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃOEste artigo descreve considerações advindas de investigação a respeito de marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência aplicado ao ambiente de uma Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. Ao professor cabe o comprometimento com os processos de investigação dialógica, examinar e reexaminar suas ideias, desenvolvendo o respeito ao pensamento do outro. Os resultados apontam que o conceito de habitus permite reflexões quanto às próprias práticas da docência, quando tal conceito é alicerçado nas definições sociológicas de Bourdieu; no docente representado frequentemente como ser afetivo de Costa; nos modos de subjetivação modernos de Garcia; no docente como sujeito da experiência de Larrosa; nos mitos em torno da formação de professores no Brasil de Freitas e Zen; e na oralidade, que, segundo Freire são reflexivas, sem qualquer presença de neutralidade e distanciamento social.Palavras-chave: Habitus; Comunidade de Investigação; Ser professor.FaSFAdão, Grazielly Candida SabadinOliveira, Valéria Marques de2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/41010.22408/reva502020410181-195Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 181-1952526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410/314/*ref*/BOURDIEU, P. Algumas propriedades do campo. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983./*ref*/__________. Esboço da teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu/Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Trad. Paula Monteiro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994./*ref*/COSTA, M. V. Mídia, magistério e política cultural. In: COSTA, M. V. (org.). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema… 2.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004./*ref*/ELIAS, G., P. Matthew Lipman e a filosofia para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Disponível em <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1287/1/GIZELE%20GERALDA%20PARREIRA%20ELIAS.pdf>. Acesso em Setembro de 2017./*ref*/FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991./*ref*/FREITAS, A. L. S; ZEN, L. H. D. O professor inovador: mitos sobre a docência contemporânea. In: Anais Congresso Ibero-Americano de docência universitária sobre o envolvimento estudantil, 2018, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2018. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/250.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2019./*ref*/GARCIA, M. M. A. A função pastoral-disciplinar das pedagogias críticas. Porto Alegre: UFRG, 2000. 155 f. Tese Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000./*ref*/KOHAN, W. O. (org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010./*ref*/LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n. 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em Setembro de 2017./*ref*/LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008 [1995]./*ref*/__________. A filosofia vai à escola; tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. (Novas buscas em educação; v.39), São Paulo: Summus, 1990./*ref*/__________; SHARP, M. Comunidade de Investigação e o raciocínio crítico. Coleção Pensar. São Paulo: CBFC, 1995./*ref*/MARQUES, V.; SATRIANO, C. R. Narrativa Autobiográfica do Próprio Pesquisador como Ferramenta de Pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.23, n.51, p. 369-386, jun. 2017 a set. 2017. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231/6742>. Acesso em Março de 2018./*ref*/NIETZSCHE, F. W. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018./*ref*/OLIVEIRA, V. M. de; SATRIANO, C. R. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em março de 2018./*ref*/SPLITTER, L. J.; SHARP, A. M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001./*ref*/TONIETO, C. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar. Anais. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2006. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/002e1.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2018./*ref*/TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em setembro de 2018.Direitos autorais 2020 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-07T22:44:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/410Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2020-01-07T22:44:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
title NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
spellingShingle NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
Adão, Grazielly Candida Sabadin
title_short NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
title_full NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
title_fullStr NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
title_full_unstemmed NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
title_sort NARRATIVAS SOBRE O HABITUS DE SER E FAZER-SE PROFESSOR NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
author Adão, Grazielly Candida Sabadin
author_facet Adão, Grazielly Candida Sabadin
Oliveira, Valéria Marques de
author_role author
author2 Oliveira, Valéria Marques de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Adão, Grazielly Candida Sabadin
Oliveira, Valéria Marques de
description Este artigo descreve considerações advindas de investigação a respeito de marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência aplicado ao ambiente de uma Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. Ao professor cabe o comprometimento com os processos de investigação dialógica, examinar e reexaminar suas ideias, desenvolvendo o respeito ao pensamento do outro. Os resultados apontam que o conceito de habitus permite reflexões quanto às próprias práticas da docência, quando tal conceito é alicerçado nas definições sociológicas de Bourdieu; no docente representado frequentemente como ser afetivo de Costa; nos modos de subjetivação modernos de Garcia; no docente como sujeito da experiência de Larrosa; nos mitos em torno da formação de professores no Brasil de Freitas e Zen; e na oralidade, que, segundo Freire são reflexivas, sem qualquer presença de neutralidade e distanciamento social.Palavras-chave: Habitus; Comunidade de Investigação; Ser professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410
10.22408/reva502020410181-195
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410
identifier_str_mv 10.22408/reva502020410181-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/410/314
/*ref*/BOURDIEU, P. Algumas propriedades do campo. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
/*ref*/__________. Esboço da teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu/Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Trad. Paula Monteiro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.
/*ref*/COSTA, M. V. Mídia, magistério e política cultural. In: COSTA, M. V. (org.). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema… 2.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
/*ref*/ELIAS, G., P. Matthew Lipman e a filosofia para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Disponível em <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1287/1/GIZELE%20GERALDA%20PARREIRA%20ELIAS.pdf>. Acesso em Setembro de 2017.
/*ref*/FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
/*ref*/FREITAS, A. L. S; ZEN, L. H. D. O professor inovador: mitos sobre a docência contemporânea. In: Anais Congresso Ibero-Americano de docência universitária sobre o envolvimento estudantil, 2018, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2018. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/250.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2019.
/*ref*/GARCIA, M. M. A. A função pastoral-disciplinar das pedagogias críticas. Porto Alegre: UFRG, 2000. 155 f. Tese Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
/*ref*/KOHAN, W. O. (org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
/*ref*/LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n. 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em Setembro de 2017.
/*ref*/LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008 [1995].
/*ref*/__________. A filosofia vai à escola; tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. (Novas buscas em educação; v.39), São Paulo: Summus, 1990.
/*ref*/__________; SHARP, M. Comunidade de Investigação e o raciocínio crítico. Coleção Pensar. São Paulo: CBFC, 1995.
/*ref*/MARQUES, V.; SATRIANO, C. R. Narrativa Autobiográfica do Próprio Pesquisador como Ferramenta de Pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.23, n.51, p. 369-386, jun. 2017 a set. 2017. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231/6742>. Acesso em Março de 2018.
/*ref*/NIETZSCHE, F. W. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018.
/*ref*/OLIVEIRA, V. M. de; SATRIANO, C. R. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em março de 2018.
/*ref*/SPLITTER, L. J.; SHARP, A. M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.
/*ref*/TONIETO, C. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar. Anais. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2006. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/002e1.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2018.
/*ref*/TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em setembro de 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - I Encontro Nacional do NARREM - Narrativas Emancipatórias de si e da Realidade: Foco Nas Pessoas com Necessidades Especiais e/ou Risco Social; 181-195
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321573924438016