PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344 |
Resumo: | Um dos propósitos dos Institutos Federais (IFs) é desenvolver a educação profissional e tecnológica (EPT) na educação básica e superior, como processo educativo e investigativo e, para tanto, deve fomentar e realizar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas. Diante desse contexto, neste estudo busca-se compreender significados e sentidos da pesquisa aplicada, da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico que são propagados pelos IFs com a finalidade de contribuir para qualificar o processo de produção de pesquisas nessas instituições. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática e análise de documentos dos IFs, seguindo abordagem qualitativa e dialética. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que nos IFs a pesquisa aplicada deve partir de uma dificuldade prática que necessita ser resolvida com a finalidade de promover a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. |
id |
FASF_76aedc651e2e4f6d967bc8713d0d808e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1344 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAISUm dos propósitos dos Institutos Federais (IFs) é desenvolver a educação profissional e tecnológica (EPT) na educação básica e superior, como processo educativo e investigativo e, para tanto, deve fomentar e realizar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas. Diante desse contexto, neste estudo busca-se compreender significados e sentidos da pesquisa aplicada, da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico que são propagados pelos IFs com a finalidade de contribuir para qualificar o processo de produção de pesquisas nessas instituições. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática e análise de documentos dos IFs, seguindo abordagem qualitativa e dialética. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que nos IFs a pesquisa aplicada deve partir de uma dificuldade prática que necessita ser resolvida com a finalidade de promover a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico.FaSFCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do SulVieira, Josimar de AparecidoLeite, Amanda ReginaKuhn, Adele Stein2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/134410.22408/reva8020231344e-8024Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80242526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344/1055/*ref*/ADINOLFI, V. T. S. Reflexões sobre o desenvolvimento científico: introdução filosófica. IFSP - Campus Caraguatatuba: 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571064/2/apostila-Filosofia%2520da%2520Ci%25C3%25AAncia.pdf. Acesso em: 05 jul. 2022./*ref*/APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004./*ref*/BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGHT, S. C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. Porto Alegre: AMGH, 2012./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 06 jul. 2022./*ref*/BRASIL. Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Parques & Incubadoras para o Desenvolvimento do Brasil: Benchmarking de Sistemas Internacionais de Inovação. Brasília: MCTI, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3572338/mod_resource/content/1/5-BenchmarkingSistemasInternacionaisInovacao.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual de Parcerias - Mecanismos e Instrumentos para a Dinamização de Habitats e Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação na RFEPCT. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação – MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=39661-manual-parcerias-dinamizacao-habitats-eco-inovacao-rfepct-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 ago. 2022./*ref*/BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm. Acesso em: 17 ago. 2022./*ref*/CENTRO DE PESQUISA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A ciência e a tecnologia como estratégia de desenvolvimento. Artigo publicado em 11 jun. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/116-a-ciencia-e-a-tecnologia-como-estrategia-de-desenvolvimento. Acesso em: 05 jul. 2022./*ref*/FLORAMBEL, H. C. A. V.; SILVA, S. A.; JUCÁ, S. C. S.; ARAÚJO, E. R.; BRAGA, C. B. A inserção de discentes em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: desenvolvimento e formação profissional. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, p. e288111471-e288111471, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1471. Acesso em: 31 ago. 2022./*ref*/GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFAR). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2019 - 2026. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 09, de 26 de abril de 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/sobre-o-iffar/documentosiffar. Acesso em: 02 ago. 2022./*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2019 - 2023. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 84, de 11 de dezembro de 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/. Acesso em: 05 jul. 2022./*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2020 - 2024. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 07, de 09 de julho de 2020. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/documentos-institucionais-menu. Acesso em: 01 ago. 2022./*ref*/ISAACSON, W. A Decodificadora: Jennifer Doudna, edição de genes e o futuro da espécie humana. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021./*ref*/LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999./*ref*/LIRA, M. G. C.; QUEIROZ, R. B. R.; AZEVEDO, L.C.; SILVA, G. D. S. Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 3, n. 5, p. 062-072, 2013. Disponível em: https://revistageintec.net/article/survey-of-innovative-character-of-applied-research-conducted-in-if-sertao-pe/. Acesso em: 31 ago. 2022./*ref*/MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*//*ref*/MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2004./*ref*/RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999./*ref*/ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012./*ref*/SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência e Educação; v. 15, n. 3, Bauru: 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300014. Acesso em: 05 jul. 2022./*ref*/THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva, 2009./*ref*/VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:57Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1344Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:57Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS Vieira, Josimar de Aparecido |
title_short |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title_full |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title_sort |
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO DE PESQUISA APLICADA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
author |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author_facet |
Vieira, Josimar de Aparecido Leite, Amanda Regina Kuhn, Adele Stein |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Amanda Regina Kuhn, Adele Stein |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Josimar de Aparecido Leite, Amanda Regina Kuhn, Adele Stein |
description |
Um dos propósitos dos Institutos Federais (IFs) é desenvolver a educação profissional e tecnológica (EPT) na educação básica e superior, como processo educativo e investigativo e, para tanto, deve fomentar e realizar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas. Diante desse contexto, neste estudo busca-se compreender significados e sentidos da pesquisa aplicada, da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico que são propagados pelos IFs com a finalidade de contribuir para qualificar o processo de produção de pesquisas nessas instituições. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores que pesquisam sobre a temática e análise de documentos dos IFs, seguindo abordagem qualitativa e dialética. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta a introdução e o percurso metodológico, aborda sobre pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que nos IFs a pesquisa aplicada deve partir de uma dificuldade prática que necessita ser resolvida com a finalidade de promover a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344 10.22408/reva8020231344e-8024 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva8020231344e-8024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344/1055 /*ref*/ADINOLFI, V. T. S. Reflexões sobre o desenvolvimento científico: introdução filosófica. IFSP - Campus Caraguatatuba: 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571064/2/apostila-Filosofia%2520da%2520Ci%25C3%25AAncia.pdf. Acesso em: 05 jul. 2022. /*ref*/APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004. /*ref*/BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGHT, S. C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. Porto Alegre: AMGH, 2012. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 06 jul. 2022. /*ref*/BRASIL. Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Parques & Incubadoras para o Desenvolvimento do Brasil: Benchmarking de Sistemas Internacionais de Inovação. Brasília: MCTI, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3572338/mod_resource/content/1/5-BenchmarkingSistemasInternacionaisInovacao.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual de Parcerias - Mecanismos e Instrumentos para a Dinamização de Habitats e Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação na RFEPCT. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação – MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=39661-manual-parcerias-dinamizacao-habitats-eco-inovacao-rfepct-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 ago. 2022. /*ref*/BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm. Acesso em: 17 ago. 2022. /*ref*/CENTRO DE PESQUISA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A ciência e a tecnologia como estratégia de desenvolvimento. Artigo publicado em 11 jun. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/116-a-ciencia-e-a-tecnologia-como-estrategia-de-desenvolvimento. Acesso em: 05 jul. 2022. /*ref*/FLORAMBEL, H. C. A. V.; SILVA, S. A.; JUCÁ, S. C. S.; ARAÚJO, E. R.; BRAGA, C. B. A inserção de discentes em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: desenvolvimento e formação profissional. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, p. e288111471-e288111471, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1471. Acesso em: 31 ago. 2022. /*ref*/GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. /*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. /*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. /*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. /*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFAR). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2019 - 2026. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 09, de 26 de abril de 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/sobre-o-iffar/documentosiffar. Acesso em: 02 ago. 2022. /*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2019 - 2023. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 84, de 11 de dezembro de 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/documentos/. Acesso em: 05 jul. 2022. /*ref*/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL). Comissão Superior. Plano de desenvolvimento Institucional 2020 - 2024. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 07, de 09 de julho de 2020. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/documentos-institucionais-menu. Acesso em: 01 ago. 2022. /*ref*/ISAACSON, W. A Decodificadora: Jennifer Doudna, edição de genes e o futuro da espécie humana. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021. /*ref*/LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. /*ref*/LIRA, M. G. C.; QUEIROZ, R. B. R.; AZEVEDO, L.C.; SILVA, G. D. S. Levantamento do caráter inovador da pesquisa aplicada desenvolvida no IF Sertão-PE. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 3, n. 5, p. 062-072, 2013. Disponível em: https://revistageintec.net/article/survey-of-innovative-character-of-applied-research-conducted-in-if-sertao-pe/. Acesso em: 31 ago. 2022. /*ref*/MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. /*ref*/ /*ref*/MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. /*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2004. /*ref*/RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. /*ref*/ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. /*ref*/SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência e Educação; v. 15, n. 3, Bauru: 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300014. Acesso em: 05 jul. 2022. /*ref*/THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva, 2009. /*ref*/VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8024 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572225744896 |