FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos, Kiouranis, Neide Maria Michellan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/170
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o papel da experimentação para os licenciandos do curso de química de uma universidade paranaense. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, na qual foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais são as percepções dos alunos sobre o tema experimentação, que se configurou como instrumento de coleta de dados. Pode-se notar que os licenciandos sabem diferenciar as características e objetivos de uma abordagem experimental tradicional e investigativa, além de conhecerem e utilizarem os pressupostos teóricos da abordagem investigativa no ato de planejar, tais como a problematização o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento.
id FASF_80e33cd6f84b9b83b12a29d01f325f2b
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/170
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃOO presente estudo teve como objetivo analisar o papel da experimentação para os licenciandos do curso de química de uma universidade paranaense. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, na qual foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais são as percepções dos alunos sobre o tema experimentação, que se configurou como instrumento de coleta de dados. Pode-se notar que os licenciandos sabem diferenciar as características e objetivos de uma abordagem experimental tradicional e investigativa, além de conhecerem e utilizarem os pressupostos teóricos da abordagem investigativa no ato de planejar, tais como a problematização o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento.FaSFSantos, Leandro dosReis, Jheniffer Micheline Cortez dosKiouranis, Neide Maria Michellan2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/17010.22408/reva302018170322-333Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 322-3332526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/170/152/*ref*/AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências – unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004./*ref*/CARVALHO, J. Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, 2016./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 9, p. 31-40, 1999./*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 34-41, 2008./*ref*/GUIMARAẼS, C. Experimentação no ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009./*ref*/HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la laboratorio. Enseñanza/*ref*/de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n 3, p. 299-313, 1994./*ref*/JOFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Rio Claro, n. 2, p. 191-208, 2012./*ref*/MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed.Unijuí, 2007./*ref*/MINAYO, C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES R. Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009./*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v.12, n.1, p.117-128, 2006./*ref*/SOUZA, F. L.;, AKAHOSHI, L. H.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013./*ref*/SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009./*ref*/ZÔMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2012.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/170Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
Santos, Leandro dos
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO
author Santos, Leandro dos
author_facet Santos, Leandro dos
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Kiouranis, Neide Maria Michellan
author_role author
author2 Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Kiouranis, Neide Maria Michellan
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandro dos
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Kiouranis, Neide Maria Michellan
description O presente estudo teve como objetivo analisar o papel da experimentação para os licenciandos do curso de química de uma universidade paranaense. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, na qual foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais são as percepções dos alunos sobre o tema experimentação, que se configurou como instrumento de coleta de dados. Pode-se notar que os licenciandos sabem diferenciar as características e objetivos de uma abordagem experimental tradicional e investigativa, além de conhecerem e utilizarem os pressupostos teóricos da abordagem investigativa no ato de planejar, tais como a problematização o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/170
10.22408/reva302018170322-333
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/170
identifier_str_mv 10.22408/reva302018170322-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/170/152
/*ref*/AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências – unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.
/*ref*/CARVALHO, J. Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, 2016.
/*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 9, p. 31-40, 1999.
/*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 34-41, 2008.
/*ref*/GUIMARAẼS, C. Experimentação no ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.
/*ref*/HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la laboratorio. Enseñanza
/*ref*/de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n 3, p. 299-313, 1994.
/*ref*/JOFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Rio Claro, n. 2, p. 191-208, 2012.
/*ref*/MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed.Unijuí, 2007.
/*ref*/MINAYO, C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES R. Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
/*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v.12, n.1, p.117-128, 2006.
/*ref*/SOUZA, F. L.;, AKAHOSHI, L. H.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.
/*ref*/SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.
/*ref*/ZÔMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 322-333
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569149222912