Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Minelly Azevedo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Marcos Antonio Oliveira, Santos, Roger Asevedo, Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes, Souza, William Kennedy do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782
Resumo: Este texto socializa informações de um projeto que teve como proposta apresentar e discutir resultados preliminares de uma estratégia didática sugerida em um projeto de Mestrado para a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta compreendeu a implantação de uma prática pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, campus Colorado do Oeste/RO em uma das escolas públicas atendidas pelo programa, após participação em uma oficina de Experimentação. A prática investigativa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelos bolsistas a prática investigativa foi realizada pelos alunos segundo a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003) nos três momentos pedagógicos: situação problema; organização do conteúdo e aplicação do conhecimento. A prática trouxe resultados significativos na construção do conhecimento científico pelos alunos e mostrou o papel que o professor deve desempenhar, qual seja o de mediador.
id FURG-12_090eaeac492a55b7743adecbba67ff51
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4782
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professoresExperimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.Este texto socializa informações de um projeto que teve como proposta apresentar e discutir resultados preliminares de uma estratégia didática sugerida em um projeto de Mestrado para a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta compreendeu a implantação de uma prática pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, campus Colorado do Oeste/RO em uma das escolas públicas atendidas pelo programa, após participação em uma oficina de Experimentação. A prática investigativa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelos bolsistas a prática investigativa foi realizada pelos alunos segundo a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003) nos três momentos pedagógicos: situação problema; organização do conteúdo e aplicação do conhecimento. A prática trouxe resultados significativos na construção do conhecimento científico pelos alunos e mostrou o papel que o professor deve desempenhar, qual seja o de mediador.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 3-141809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782/3571Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Minelly Azevedo daRodrigues, Marcos Antonio OliveiraSantos, Roger AsevedoMartines, Elizabeth Antonia Leonel de MoraesSouza, William Kennedy do Amaral2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/4782Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
title Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
spellingShingle Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
Silva, Minelly Azevedo da
Experimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.
title_short Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
title_full Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
title_fullStr Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
title_sort Proposta de experimentação didática investigativa no ensino de ciências e a formação inicial de professores
author Silva, Minelly Azevedo da
author_facet Silva, Minelly Azevedo da
Rodrigues, Marcos Antonio Oliveira
Santos, Roger Asevedo
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Souza, William Kennedy do Amaral
author_role author
author2 Rodrigues, Marcos Antonio Oliveira
Santos, Roger Asevedo
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Souza, William Kennedy do Amaral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Minelly Azevedo da
Rodrigues, Marcos Antonio Oliveira
Santos, Roger Asevedo
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Souza, William Kennedy do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.
topic Experimentação Investigativa. Ciências. Formação Inicial.
description Este texto socializa informações de um projeto que teve como proposta apresentar e discutir resultados preliminares de uma estratégia didática sugerida em um projeto de Mestrado para a aplicação de uma atividade experimental investigativa. A proposta compreendeu a implantação de uma prática pedagógica realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, campus Colorado do Oeste/RO em uma das escolas públicas atendidas pelo programa, após participação em uma oficina de Experimentação. A prática investigativa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelos bolsistas a prática investigativa foi realizada pelos alunos segundo a proposta de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003) nos três momentos pedagógicos: situação problema; organização do conteúdo e aplicação do conhecimento. A prática trouxe resultados significativos na construção do conhecimento científico pelos alunos e mostrou o papel que o professor deve desempenhar, qual seja o de mediador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4782/3571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 3-14
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940469907456