PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/823 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de sequência didática envolvendo atividades baseadas na resolução de problemas sobre o tema câncer para utilização no Ensino Fundamental, com caráter interdisciplinar das áreas da física, química e biologia. A sequência didática foi elaborada partindo de quatro temas centrais: DNA, Radiações, Protetor solar e Radioatividade. Acreditamos que esse material possa promover um maior interesse dos alunos fazendo com que deixem de ser espectadores e tornem-se sujeitos atuantes no processo de construção do conhecimento. Pretende-se realizar uma validação da sequência didática e desenvolvê-la em sala de aula para indicar além de suas potencialidades e limitações, as implicações da inserção da temática no ensino de ciências.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Sequência didática. Resolução de problemas. |
id |
FASF_928e64ad910d26ef6c728e0178205525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/823 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITESO presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de sequência didática envolvendo atividades baseadas na resolução de problemas sobre o tema câncer para utilização no Ensino Fundamental, com caráter interdisciplinar das áreas da física, química e biologia. A sequência didática foi elaborada partindo de quatro temas centrais: DNA, Radiações, Protetor solar e Radioatividade. Acreditamos que esse material possa promover um maior interesse dos alunos fazendo com que deixem de ser espectadores e tornem-se sujeitos atuantes no processo de construção do conhecimento. Pretende-se realizar uma validação da sequência didática e desenvolvê-la em sala de aula para indicar além de suas potencialidades e limitações, as implicações da inserção da temática no ensino de ciências.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Sequência didática. Resolução de problemas.FaSFAzevedo, DenisePietricoski, Luciana BorowskiJustina, Lourdes Aparecida Della2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82310.22408/reva602021823460-470Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 460-4702526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/823/574/*ref*/AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educaci-onal Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001./*ref*/BAZZO, W. A; LINSINGEN, I; PEREIRA. L. T. do V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003./*ref*/BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v.19, n3, p. 291-313, 2002./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p./*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GARCIA JÚNIOR, O. Leitura em sala de aula: Um caso envolvendo o funcionamento da ciência. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, 2010./*ref*/INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. 2018. Disponível em: <https://cbdl.org.br/inca-solta-estimativa-de-numeros-de-cancer-no-brasil-em-2018-2019/#:~:text=O%20Instituto%20Nacional%20de%20C%C3%A2ncer,em%202018%20e%20em%202019.&text=O%20segundo%20lugar%20%C3%A9%20o,pulm%C3%A3o%2C%20com%2018%20mil%20pacientes> Acesso em: 03 de março de 2020./*ref*/KOUDELA, I. D; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Hu-manas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005./*ref*/LÓPEZ, J. L. L. & CEREZO, J. A. L. (1996). Educación CTS en acción: enseñanza secundaría y universidad. In M. I. G., Garcia, J. A. L., Cerezo e J. L., Lopez (Orgs.). Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología, (p. 225- 252). Madrid: Editorial Tec-nos./*ref*/MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, 2002./*ref*/MOREIRA, A. M. Teorias de aprendizagem. EPU: São Paulo, 1999./*ref*/SANGIOGO, F. A; ZANON, L. B. Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicroscópicas em aulas de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VII Enpec). Anais… Florianópolis: UFSC, 2009./*ref*/SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciên-cia - Tecnologia - Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez. 2002./*ref*/SILVA, D. R. Resolver problema a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a rea-lidade dos alunos: uma possibilidade para o ensino de ciências. Tese de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008./*ref*/SILVA, D. R; PINO, J. D. Aulas de Ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção. Revista Ciência e Educação, v. 16, n. 2, p. 447-464, 2010./*ref*/SOUZA, V. C. A; JUSTI, R. Estudo da utilização da modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010./*ref*/TAXINI, C. L.; PUGA, C. C. I.; SILVA, C. S. F.; OLIVEIRA, R. R. Proposta de uma sequência didática para o ensino do tema "estações do ano" no ensino fundamental. Revista Ensaio, v. 14, n. 01, p. 81-97, 2012./*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre, 1998./*ref*/ZANON, L. B; UHMANN, R. I. M. O desafio de inserir a experimentação no Ensino de Ciências e entender a sua função pedagógica. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/823Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
title |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
spellingShingle |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES Azevedo, Denise |
title_short |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
title_full |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
title_fullStr |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
title_sort |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES |
author |
Azevedo, Denise |
author_facet |
Azevedo, Denise Pietricoski, Luciana Borowski Justina, Lourdes Aparecida Della |
author_role |
author |
author2 |
Pietricoski, Luciana Borowski Justina, Lourdes Aparecida Della |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Denise Pietricoski, Luciana Borowski Justina, Lourdes Aparecida Della |
description |
O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de sequência didática envolvendo atividades baseadas na resolução de problemas sobre o tema câncer para utilização no Ensino Fundamental, com caráter interdisciplinar das áreas da física, química e biologia. A sequência didática foi elaborada partindo de quatro temas centrais: DNA, Radiações, Protetor solar e Radioatividade. Acreditamos que esse material possa promover um maior interesse dos alunos fazendo com que deixem de ser espectadores e tornem-se sujeitos atuantes no processo de construção do conhecimento. Pretende-se realizar uma validação da sequência didática e desenvolvê-la em sala de aula para indicar além de suas potencialidades e limitações, as implicações da inserção da temática no ensino de ciências.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Sequência didática. Resolução de problemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/823 10.22408/reva602021823460-470 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/823 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021823460-470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/823/574 /*ref*/AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educaci-onal Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. /*ref*/BAZZO, W. A; LINSINGEN, I; PEREIRA. L. T. do V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003. /*ref*/BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v.19, n3, p. 291-313, 2002. /*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p. /*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GARCIA JÚNIOR, O. Leitura em sala de aula: Um caso envolvendo o funcionamento da ciência. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, 2010. /*ref*/INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. 2018. Disponível em: <https://cbdl.org.br/inca-solta-estimativa-de-numeros-de-cancer-no-brasil-em-2018-2019/#:~:text=O%20Instituto%20Nacional%20de%20C%C3%A2ncer,em%202018%20e%20em%202019.&text=O%20segundo%20lugar%20%C3%A9%20o,pulm%C3%A3o%2C%20com%2018%20mil%20pacientes> Acesso em: 03 de março de 2020. /*ref*/KOUDELA, I. D; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Hu-manas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005. /*ref*/LÓPEZ, J. L. L. & CEREZO, J. A. L. (1996). Educación CTS en acción: enseñanza secundaría y universidad. In M. I. G., Garcia, J. A. L., Cerezo e J. L., Lopez (Orgs.). Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología, (p. 225- 252). Madrid: Editorial Tec-nos. /*ref*/MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, 2002. /*ref*/MOREIRA, A. M. Teorias de aprendizagem. EPU: São Paulo, 1999. /*ref*/SANGIOGO, F. A; ZANON, L. B. Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicroscópicas em aulas de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VII Enpec). Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. /*ref*/SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciên-cia - Tecnologia - Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez. 2002. /*ref*/SILVA, D. R. Resolver problema a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a rea-lidade dos alunos: uma possibilidade para o ensino de ciências. Tese de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. /*ref*/SILVA, D. R; PINO, J. D. Aulas de Ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção. Revista Ciência e Educação, v. 16, n. 2, p. 447-464, 2010. /*ref*/SOUZA, V. C. A; JUSTI, R. Estudo da utilização da modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010. /*ref*/TAXINI, C. L.; PUGA, C. C. I.; SILVA, C. S. F.; OLIVEIRA, R. R. Proposta de uma sequência didática para o ensino do tema "estações do ano" no ensino fundamental. Revista Ensaio, v. 14, n. 01, p. 81-97, 2012. /*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre, 1998. /*ref*/ZANON, L. B; UHMANN, R. I. M. O desafio de inserir a experimentação no Ensino de Ciências e entender a sua função pedagógica. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 460-470 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575033831424 |