Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Mary Jane Alcantara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/14817
Resumo: Although the teaching of fractions started in elementary school, most students arrive at high school without knowing how to solve contextualized problems involving operations with rational numbers in fractional form. This research proposes to present dida
id UFES_e64867b8fd83a0907d16b6553864256c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/14817
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Bayer, Valmecir Antonio dos Santoshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/5381937275780405Pinheiro, Mary Jane Alcantarahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Silva, Domingos Savio Valeriohttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/10469250078830072024-05-30T00:49:34Z2024-05-30T00:49:34Z2021-06-29Although the teaching of fractions started in elementary school, most students arrive at high school without knowing how to solve contextualized problems involving operations with rational numbers in fractional form. This research proposes to present didaApesar do ensino das frações começar já no Ensino Fundamental, a maior parte dos alunos chegam ao Ensino Médio sem saber resolver problemas contextualizados envolvendo operações com números racionais na forma fracionária. Esta pesquisa se propõe a apresenTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14817porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências Exatassubject.br-rjbnMatemáticaPalavra-chaveEnsino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticastitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALMaryJaneAlcantaraPinheiro-2021-dissertacao.pdfapplication/pdf1456876http://repositorio.ufes.br/bitstreams/048fb812-0370-43c7-b98c-d3cd1db63fd1/download00cd435e32e8ebbc8f0370f3737da8d1MD5110/148172024-07-18 06:00:07.201oai:repositorio.ufes.br:10/14817http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:55.495103Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
spellingShingle Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
Pinheiro, Mary Jane Alcantara
Matemática
Palavra-chave
subject.br-rjbn
title_short Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
title_full Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
title_fullStr Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
title_full_unstemmed Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
title_sort Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas
author Pinheiro, Mary Jane Alcantara
author_facet Pinheiro, Mary Jane Alcantara
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5381937275780405
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Mary Jane Alcantara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Domingos Savio Valerio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1046925007883007
contributor_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
Silva, Domingos Savio Valerio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
topic Matemática
Palavra-chave
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra-chave
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description Although the teaching of fractions started in elementary school, most students arrive at high school without knowing how to solve contextualized problems involving operations with rational numbers in fractional form. This research proposes to present dida
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/14817
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/14817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/048fb812-0370-43c7-b98c-d3cd1db63fd1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 00cd435e32e8ebbc8f0370f3737da8d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022552905220096