Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cíntia Cristiane de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Salete da, Grandi, Samira Cassote, Obara, Ana Tiyomi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142
Resumo: Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.
id FASF_96eda3c3f94f69b6df503b14e8adbea8
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/142
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEMEste estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.FaSFAndrade, Cíntia Cristiane deSilva, Salete daGrandi, Samira CassoteObara, Ana Tiyomi2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14210.22408/reva302018142119-129Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 119-1292526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142/134/*ref*/AMARANTE, S.; KALIL, I. Pesquisadoras falam sobre mulheres e pesquisa científica. Fiocruz. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadoras-falam-sobre-mulheres-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 01 set. 2018./*ref*/CARTAXO, S. M. C. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, 2012./*ref*/CHASSOT, A. A Ciência é masculina? É sim, senhora! 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006./*ref*/CUNHA, M. B. da; PERES, O. M. R.; GIORDAN, M.; BERTOLDO, R. R.; MARQUES, G. de Q.; DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educação Química, v. 25, n. 4, p. 407–417, 2014./*ref*/FAGUNDES, T. C. P. C. A Mulher como Profissional de Educação – alguns aspectos de sua trajetória de formação. Entreideias, n. 3, 1999./*ref*/LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista./*ref*/Petrópolis: Vozes, 2004./*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007./*ref*/SANDBERG, S. Faça acontecer: mulher, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo: Companhia das letras, 2013./*ref*/SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001./*ref*/SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, 120p./*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM. Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, 2003. Disponível em: < http://www.pcm.uem.br/historico>. Acesso em: 01 set. 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/142Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
title Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
spellingShingle Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
Andrade, Cíntia Cristiane de
title_short Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
title_full Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
title_fullStr Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
title_full_unstemmed Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
title_sort Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
author Andrade, Cíntia Cristiane de
author_facet Andrade, Cíntia Cristiane de
Silva, Salete da
Grandi, Samira Cassote
Obara, Ana Tiyomi
author_role author
author2 Silva, Salete da
Grandi, Samira Cassote
Obara, Ana Tiyomi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cíntia Cristiane de
Silva, Salete da
Grandi, Samira Cassote
Obara, Ana Tiyomi
description Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142
10.22408/reva302018142119-129
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142
identifier_str_mv 10.22408/reva302018142119-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142/134
/*ref*/AMARANTE, S.; KALIL, I. Pesquisadoras falam sobre mulheres e pesquisa científica. Fiocruz. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadoras-falam-sobre-mulheres-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 01 set. 2018.
/*ref*/CARTAXO, S. M. C. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, 2012.
/*ref*/CHASSOT, A. A Ciência é masculina? É sim, senhora! 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.
/*ref*/CUNHA, M. B. da; PERES, O. M. R.; GIORDAN, M.; BERTOLDO, R. R.; MARQUES, G. de Q.; DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educação Química, v. 25, n. 4, p. 407–417, 2014.
/*ref*/FAGUNDES, T. C. P. C. A Mulher como Profissional de Educação – alguns aspectos de sua trajetória de formação. Entreideias, n. 3, 1999.
/*ref*/LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.
/*ref*/Petrópolis: Vozes, 2004.
/*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
/*ref*/SANDBERG, S. Faça acontecer: mulher, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
/*ref*/SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001.
/*ref*/SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, 120p.
/*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM. Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, 2003. Disponível em: < http://www.pcm.uem.br/historico>. Acesso em: 01 set. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 119-129
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574846136320