Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142 |
Resumo: | Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM. |
id |
FASF_96eda3c3f94f69b6df503b14e8adbea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/142 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEMEste estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.FaSFAndrade, Cíntia Cristiane deSilva, Salete daGrandi, Samira CassoteObara, Ana Tiyomi2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14210.22408/reva302018142119-129Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 119-1292526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142/134/*ref*/AMARANTE, S.; KALIL, I. Pesquisadoras falam sobre mulheres e pesquisa científica. Fiocruz. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadoras-falam-sobre-mulheres-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 01 set. 2018./*ref*/CARTAXO, S. M. C. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, 2012./*ref*/CHASSOT, A. A Ciência é masculina? É sim, senhora! 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006./*ref*/CUNHA, M. B. da; PERES, O. M. R.; GIORDAN, M.; BERTOLDO, R. R.; MARQUES, G. de Q.; DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educação Química, v. 25, n. 4, p. 407–417, 2014./*ref*/FAGUNDES, T. C. P. C. A Mulher como Profissional de Educação – alguns aspectos de sua trajetória de formação. Entreideias, n. 3, 1999./*ref*/LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista./*ref*/Petrópolis: Vozes, 2004./*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007./*ref*/SANDBERG, S. Faça acontecer: mulher, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo: Companhia das letras, 2013./*ref*/SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001./*ref*/SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, 120p./*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM. Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, 2003. Disponível em: < http://www.pcm.uem.br/historico>. Acesso em: 01 set. 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/142Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
title |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
spellingShingle |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM Andrade, Cíntia Cristiane de |
title_short |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
title_full |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
title_fullStr |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
title_full_unstemmed |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
title_sort |
Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM |
author |
Andrade, Cíntia Cristiane de |
author_facet |
Andrade, Cíntia Cristiane de Silva, Salete da Grandi, Samira Cassote Obara, Ana Tiyomi |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Salete da Grandi, Samira Cassote Obara, Ana Tiyomi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cíntia Cristiane de Silva, Salete da Grandi, Samira Cassote Obara, Ana Tiyomi |
description |
Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142 10.22408/reva302018142119-129 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018142119-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/142/134 /*ref*/AMARANTE, S.; KALIL, I. Pesquisadoras falam sobre mulheres e pesquisa científica. Fiocruz. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadoras-falam-sobre-mulheres-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 01 set. 2018. /*ref*/CARTAXO, S. M. C. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, 2012. /*ref*/CHASSOT, A. A Ciência é masculina? É sim, senhora! 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006. /*ref*/CUNHA, M. B. da; PERES, O. M. R.; GIORDAN, M.; BERTOLDO, R. R.; MARQUES, G. de Q.; DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educação Química, v. 25, n. 4, p. 407–417, 2014. /*ref*/FAGUNDES, T. C. P. C. A Mulher como Profissional de Educação – alguns aspectos de sua trajetória de formação. Entreideias, n. 3, 1999. /*ref*/LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. /*ref*/Petrópolis: Vozes, 2004. /*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. /*ref*/SANDBERG, S. Faça acontecer: mulher, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo: Companhia das letras, 2013. /*ref*/SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001. /*ref*/SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, 120p. /*ref*/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM. Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, 2003. Disponível em: < http://www.pcm.uem.br/historico>. Acesso em: 01 set. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 119-129 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574846136320 |