O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/662 |
Resumo: | A busca pelo aprimoramento de competências de liderança é um desafio recorrente. Para isso, a evolução tecnológica é uma aliada, oportunizando meios e canais para treinamento e desenvolvimento de competências, como as de liderança. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de liderança em mundos virtuais tridimensionais. O método de pesquisa adotado foi a Design Research, por meio da qual foi criado e testado um método de capacitação para o desenvolvimento de liderança no ensino superior em Administração, utilizando-se o metaverso Second Life, que permitiu identificar possibilidades e também limitações desse processo. O estudo apresenta contribuições teóricas como a síntese dos atributos de liderança que podem ser trabalhados, contribuições práticas como a metodologia em si. O trabalho destaca que ambiente virtual possui recursos para que o indivíduo se depare com um contexto próximo à realidade, podendo desenvolver suas competências na ação.Palavras chave: Liderança. Mundos Virtuais. Competência. |
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O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA EM MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAISA busca pelo aprimoramento de competências de liderança é um desafio recorrente. Para isso, a evolução tecnológica é uma aliada, oportunizando meios e canais para treinamento e desenvolvimento de competências, como as de liderança. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de liderança em mundos virtuais tridimensionais. O método de pesquisa adotado foi a Design Research, por meio da qual foi criado e testado um método de capacitação para o desenvolvimento de liderança no ensino superior em Administração, utilizando-se o metaverso Second Life, que permitiu identificar possibilidades e também limitações desse processo. O estudo apresenta contribuições teóricas como a síntese dos atributos de liderança que podem ser trabalhados, contribuições práticas como a metodologia em si. O trabalho destaca que ambiente virtual possui recursos para que o indivíduo se depare com um contexto próximo à realidade, podendo desenvolver suas competências na ação.Palavras chave: Liderança. Mundos Virtuais. Competência.FaSFFreitas Junior, José Carlos da SilvaCabral, Patricia Martins FagundesBruno, Luiza Vellinho Pinto2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/66210.22408/reva502020662293-311Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Dilemas e desafios do novo mundo do trabalho; 293-3112526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/662/463/*ref*/AGUIAR, Fernando Ferreira; RAUPP, Daniele Santos; MACEDO, Marcelo. 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