Colaboração em mundos virtuais tridimensionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7290 |
Resumo: | Os mundos virtuais, em particular aqueles que propiciam um espaço físico tridimensional (3DVW), têm caraterísticas que os tornam adequados ao suporte de atividades de colaboração, caraterísticas essas que distinguem os 3DVW, e que devem ser tidas em consideração pela área científica do Computer-Supported Cooperative Work (CSCW). O CSCW desde há muito tempo que estuda a colaboração suportada por computadores, tendo sido propostas neste domínio várias taxonomias que classificam sistemas de suporte à colaboração. No entanto, não é claro se estas taxonomias classificam adequadamente os 3DVW. Face à diversidade das taxonomias da área do CSCW, analisaram-se e sintetizaram-se numa única taxonomia abrangente, representativa das outras por incluir as dimensões mais relevantes de cada taxonomia. Com esta taxonomia classificaram-se os 3DVW à luz do CSCW. Conclui-se, através da classificação de 3DVW sob as taxonomias do CSCW, que estas não contemplam várias caraterísticas distintivas dos 3DVW. Também se conclui que estas caraterísticas estão fortemente relacionadas com o quadro teórico da Presença, contribuindo para a perceção desta. A Presença promove o envolvimento dos utilizadores, ajudando-os a participar nas atividades, a perceber melhor o que os rodeia, e a interagir com o mundo. Dada a importância da comunicação não-verbal nos 3DVW para a colaboração, pretendeu-se saber como é que caraterísticas desta, tais como o uso do avatar, gestos, sons, etc., influenciam a colaboração, por forma a poder explicitá-las numa taxonomia. Assim, analisam-se casos de colaboração com esse mesmo objetivo. Estes estudos comprovam essas relações, permitindo conhecer o impacto em situações de colaboração, que cada característica específica dos 3DVW tem. O avatar, gestos e expressões, o espaço tridimensional, e o ambiente temático, têm influência na colaboração, reforçando a comunicação, contribuindo para a consciencialização do grupo (awareness, no quadro teórico do CSCW), e promovendo a partilha de artefactos, a socialização dos utilizadores e a formação de equipas. Estas caraterísticas distintivas de 3DVW são coincidentes com aquelas consideradas mais importantes para a criação do sentimento de Presença. Propõe-se que a Presença seja adicionada a uma taxonomia ainda mais abrangente como uma nova dimensão. Esta nova dimensão propõe-se que seja chamada de “presença”, subdividida em “avatar” e “espaço físico”. Por sua vez, propõe-se a subdivisão destes aspetos em: “aparência física”, “gestos, sons e animações” e “foco, nimbo e aura”; “ambiente” e “objetos/artefactos”. Com esta tese contribui-se com uma análise de taxonomias de CSCW e groupware abrangente, e uma proposta de taxonomia, também ela abrangente, representativa das principais dimensões das várias taxonomias analisadas. Contribui-se também, com uma compreensão aprofundada da importância da Presença para a colaboração, bem como a relação entre a Presença e os 3DVW. Contribui-se ainda, com um protocolo de estudo de caso para 3DVW, que poderá continuar a ser utilizado em situações futuras, e também com uma análise aprofundada da relação entre as caraterísticas distintivas de 3DVW e a colaboração. Finalmente contribui-se com uma proposta de taxonomia com uma extensão que inclui essas caraterísticas. |
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Conclui-se, através da classificação de 3DVW sob as taxonomias do CSCW, que estas não contemplam várias caraterísticas distintivas dos 3DVW. Também se conclui que estas caraterísticas estão fortemente relacionadas com o quadro teórico da Presença, contribuindo para a perceção desta. A Presença promove o envolvimento dos utilizadores, ajudando-os a participar nas atividades, a perceber melhor o que os rodeia, e a interagir com o mundo. Dada a importância da comunicação não-verbal nos 3DVW para a colaboração, pretendeu-se saber como é que caraterísticas desta, tais como o uso do avatar, gestos, sons, etc., influenciam a colaboração, por forma a poder explicitá-las numa taxonomia. Assim, analisam-se casos de colaboração com esse mesmo objetivo. Estes estudos comprovam essas relações, permitindo conhecer o impacto em situações de colaboração, que cada característica específica dos 3DVW tem. O avatar, gestos e expressões, o espaço tridimensional, e o ambiente temático, têm influência na colaboração, reforçando a comunicação, contribuindo para a consciencialização do grupo (awareness, no quadro teórico do CSCW), e promovendo a partilha de artefactos, a socialização dos utilizadores e a formação de equipas. Estas caraterísticas distintivas de 3DVW são coincidentes com aquelas consideradas mais importantes para a criação do sentimento de Presença. Propõe-se que a Presença seja adicionada a uma taxonomia ainda mais abrangente como uma nova dimensão. Esta nova dimensão propõe-se que seja chamada de “presença”, subdividida em “avatar” e “espaço físico”. Por sua vez, propõe-se a subdivisão destes aspetos em: “aparência física”, “gestos, sons e animações” e “foco, nimbo e aura”; “ambiente” e “objetos/artefactos”. Com esta tese contribui-se com uma análise de taxonomias de CSCW e groupware abrangente, e uma proposta de taxonomia, também ela abrangente, representativa das principais dimensões das várias taxonomias analisadas. Contribui-se também, com uma compreensão aprofundada da importância da Presença para a colaboração, bem como a relação entre a Presença e os 3DVW. Contribui-se ainda, com um protocolo de estudo de caso para 3DVW, que poderá continuar a ser utilizado em situações futuras, e também com uma análise aprofundada da relação entre as caraterísticas distintivas de 3DVW e a colaboração. Finalmente contribui-se com uma proposta de taxonomia com uma extensão que inclui essas caraterísticas.Virtual worlds, particularly those that provide a three-dimensional physical space (3DVW), have features that make them suitable to support collaborative activities. These features distinguish 3DVW from other collaboration tools, and should be taken into consideration by the scientific field of Computer-Supported Cooperative Work (CSCW). CSCW has long been studying collaboration supported by computers, and created several taxonomies to classify systems that support collaboration. There are several taxonomies of the CSCW field, and so here they are analyzed and synthesized into a comprehensive taxonomy, representative of the others, by including the most relevant dimensions of each taxonomy. With this taxonomy this thesis classified 3DVW in the scope of CSCW. It was concluded with this classification of 3DVW withing the taxonomies of CSCW, that current taxonomies do not include several distinctive features of 3DVW. It was also concluded that these features are strongly related with the theory of Presence, contributing to its perception. Presence promotes the engagement of users, and helps them participate in activities, better understand their surroundings, and interact with the world. Given the importance of nonverbal communication in 3DVW for collaboration, it was intended to know how its characteristics, such as the use of an avatar, gestures, sounds, etc., influence the collaboration in order to be able to explicit them in a taxonomy. Thus, several cases of collaboration are analyzed with this objective. These studies demonstrate those relationships, allowing one to know the impact in collaborative situations of each specific characteristic of 3DVW. The use of an avatar, of gestures and expressions, the existence of a three-dimensional space, and the themed environment, influence the collaboration, enhancing communication, contributing to the group's awareness (in the scope of CSCW), and promoting the sharing of artifacts, the socialization of users, and team building. These distinctive features of 3DVW match those considered most important for creating the feeling of Presence. It is proposed that Presence be added to a even more comprehensive taxonomy as a new dimension. This new dimension is proposed as "presence", subdivided into "avatar" and "physical space". In turn, these are divided into, respectively: "physical appearance", "gestures, sounds and animations" and "focus, nimbus and aura"; "environment" and "objects / artefacts". This thesis provides a comprehensive analysis of CSCW and groupware taxonomies, and proposes a comprehensive taxonomy, representative of the main dimensions of the various taxonomies analyzed. It also provides a thorough understanding of the importance of Presence for collaboration, as well as the relationship between Presence and 3DVW. It also provides a case study protocol for 3DVW, which can be used further in future situations, and also with an in-depth analysis of the relationship between the distinctive features of 3DVW and collaboration. Finally, this thesis provides a taxonomy proposal with an extension that includes these features.2017-02-15T12:07:50Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7290TID:101386290porCruz, Armando Jorge Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:51:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:51:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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