Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Conejero, Marco Antonio, César, Aldara da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/440
Resumo: Ainda não existe clareza quanto as características e limites dos negócios de impacto social (NIS), sendo esses ainda alvo de debates. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização dos NIS na região metropolitana do RJ, de forma a contribuir para a consolidação do conhecimento. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, com entrevistas direcionadas a empreendedores e gestores de NIS da região. Foi possível discutir fatores críticos de sucesso, modelos de negócios e as diferentes perspectivas sobre os NIS. Nesse sentido, foram identificados aspectos comuns às organizações, entre eles pode-se mencionar (1) a grande importância da internet, sendo esta a principal ferramenta para comunicação externa nas organizações, com destaque para as redes sociais; (2) alta incidência de práticas de gestão horizontal; (3) alta escolaridade dos empreendedores sociais; (4) frequente incidência de parcerias; entre outros.
id FASF_a42b6920bf58f4a35c6437484047486c
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/440
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de JaneiroAinda não existe clareza quanto as características e limites dos negócios de impacto social (NIS), sendo esses ainda alvo de debates. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização dos NIS na região metropolitana do RJ, de forma a contribuir para a consolidação do conhecimento. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, com entrevistas direcionadas a empreendedores e gestores de NIS da região. Foi possível discutir fatores críticos de sucesso, modelos de negócios e as diferentes perspectivas sobre os NIS. Nesse sentido, foram identificados aspectos comuns às organizações, entre eles pode-se mencionar (1) a grande importância da internet, sendo esta a principal ferramenta para comunicação externa nas organizações, com destaque para as redes sociais; (2) alta incidência de práticas de gestão horizontal; (3) alta escolaridade dos empreendedores sociais; (4) frequente incidência de parcerias; entre outros.FaSFAlves, Matheus de Arruda RodriguesConejero, Marco AntonioCésar, Aldara da Silva2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/44010.22408/reva502020440e-5039Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-50392526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/440/507/*ref*/ALBERTI, F. G.; GARRIDO, M. A. V. Business Model Innovation: Lessons from hybrid organizations. Castellanza: LIUC. 2015./*ref*/AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI-SKILLERN, J. Social and commercial entrepreurship: Same, Different, or Both? Entrepreneurship Theory and Practice, Texas, v. 30, n. 1, p. 1–22, 2006./*ref*/BAGNOLI, L.; MEGALI, C. Measuring Performance in Social Enterprises. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 40, n. 1, p. 149–165, 2011./*ref*/BARKI, E.; COMINI, G.; CUNLIFFE, A.; HART, S.; RAI, S. Social Entrepreneurship and Social Business: Retrospective and Prospective Research. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 380-384, 2015./*ref*/BENGO, I.; MAKIRA, A.; GIOVANNI, A.; CALDERINI, M. Indicators and metrics for social business: a review of current approaches. Journal of Social Entrepreneurship, v. 7, n. 1, p. 1–24, 2016./*ref*/BIRKHOLZ, C. Hybrid Organizing under Institutional Complexity: Insights from Impact Investing and Social Entrepreneurship. St. Gallen: University of St. Gallen, 2015./*ref*/CHU, Michael. Commercial Returns at the Base of the Pyramid. Innovation: Tecnology, Governance, Globalization. v. 2. n.2. p. 115-146, 2007./*ref*/COMINI, G. M. Negócios Sociais e Inovação Social: um retrato de experiências brasileiras. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016./*ref*/DEES, J. The Meaning of “Social Entrepreneurship” Current Theories of Entrepreneurship. Comments and suggestions contributed from the Social Entrepreneurship Founders Working Group. Durham: Duke University, 2001./*ref*/DEES, J. G. A Tale of Two Cultures: Charity, Problem Solving, and the Future of Social Entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, n. 3, p. 321–334, 2012./*ref*/DIXON, S. E. A.; CLIFFORD, A. Ecopreneurship – a new approach to managing the triple bottom line. Journal of Organizational Change Management, v. 20, n. 3, p. 326–345, 2007./*ref*/FORÇA TAREFA DE FINANÇAS SOCIAIS. Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.forcatarefafinancassociais.org.br>./*ref*/GIBBONS, J.; HAZY, J. K. Leading a Large-Scale Distributed Social Enterprise: How the Leadership Culture at Goodwill Industries Creates and Distributes Value in Communities. Nonprofit Management and Leadership, v. 27, n. 3, p. 299–316, 2017./*ref*/HOCKERTS, K. How Hybrid Organizations Turn Antagonistic Assets into Complementarities. California Management Review, v. 57, n. 3, p. 83–106, 2015./*ref*/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2015./*ref*/JOYCE, A.; PAQUIN, R. L. The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production, v. 135, n. 1, p. 1474–1486, 2016./*ref*/NEUMEIER, S. Social innovation in rural development: identifying the key factors of success. The Geographical Journal, v. 183, n. 1, p. 34–46, 2017./*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books. v. 3, 2011./*ref*/PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. n. 2, p. 209–225, 2016./*ref*/PIPESOCIAL. 1º Mapa de Negócios de Impacto Social e Ambiental. p. 1-167, 2017. Disponível em: <https://pipe.social/mapa2017>./*ref*/PIPESOCIAL. Negócios de Impacto. 2018. Disponível em: < https://pipe.social/startup/busca>. Acesso em: 05/04/2018./*ref*/PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, 2010. Disponivel em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_rm/rio-de-janeiro>./*ref*/ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, p. 81-93, 1979./*ref*/SANTOS, F.; PACHE, A.-C.; BIRKHOLZ, C. Making Hybrids Work: Aligning Business Models and Organizational Design for Social Enterprises Impact. California Management Review, v. 57, n. 3, p. 36–58, 2015./*ref*/SEBRAE. Negócios Sociais: Diretrizes estratégicas para a atuação do sistema Sebrae no mercado de negócios sociais. 2013. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SC/Anexos/NS%20SEbrae%20-%20Diretrizes_estrategicas.pdf>./*ref*/STANFORD UNIVERSITY. The Social Business Model Canvas. Center for Social Innovation, 2014. Disponível em: < https://sehub.stanford.edu/sites/default/files/Social%20Business%20Model%20Canvas_1.pdf>./*ref*/THE YOUTH FOUNDATION, The Social Business Model Canvas. 2013. Disponível em: < http://www.growingsocialventures.org/course-content/social-business-model-canvas>. Acesso em 02/04/2018./*ref*/WEPPEN, J. V. D.; COCHRANE, J. Social enterprises in tourism: an exploratory study of operational models and success factors. Journal of Sustainable Tourism, v. 20, n. 3, p. 497–511, 2012./*ref*/WRONKA, M. Analyzing the success of social enterprises - critical success factors perspective. Management, Knowledge and Learning International Conference, n. 1, p. 593–605, 2013./*ref*/WRONKA, M. The identification of skills and competencies for effective management in social enterprises. A managerial perspective. Management, v. 20, n. 1, p. 40–57, 2016./*ref*/YANG, Y.-K.; WU, S.-L. In search of the right fusion recipe: the role of legitimacy in building a social enterprise model. Business Ethics: A European Review, v. 25, n. 3, p. 327–343, 2016./*ref*/YOUNG, D. R.; LECY, J. D. Defining the Universe of Social Enterprise: Competing Metaphors. Voluntas, v. 25, n. 5, p. 1307–1332, 2014./*ref*/YUNUS, M. Creating a World Without Poverty: Social Business and The Future of Capitalism. Global Urban Development, v. 4, n. 2, 2008./*ref*/YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. Building social business models: Lessons from the grameen experience. Long Range Planning, v. 43, n. 2–3, p. 308–325, 2010./*ref*/ZHOU, Q.; HUANG, W.; ZHANG, Y. Identifying critical success factors in emergency management using a fuzzy DEMATEL method. Safety Science, v. 49, n. 2, p. 243–252, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-20T03:27:18Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/440Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-20T03:27:18Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
title Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
spellingShingle Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
title_short Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
title_full Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
title_fullStr Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
title_sort Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
author Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
author_facet Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
Conejero, Marco Antonio
César, Aldara da Silva
author_role author
author2 Conejero, Marco Antonio
César, Aldara da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Matheus de Arruda Rodrigues
Conejero, Marco Antonio
César, Aldara da Silva
description Ainda não existe clareza quanto as características e limites dos negócios de impacto social (NIS), sendo esses ainda alvo de debates. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização dos NIS na região metropolitana do RJ, de forma a contribuir para a consolidação do conhecimento. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, com entrevistas direcionadas a empreendedores e gestores de NIS da região. Foi possível discutir fatores críticos de sucesso, modelos de negócios e as diferentes perspectivas sobre os NIS. Nesse sentido, foram identificados aspectos comuns às organizações, entre eles pode-se mencionar (1) a grande importância da internet, sendo esta a principal ferramenta para comunicação externa nas organizações, com destaque para as redes sociais; (2) alta incidência de práticas de gestão horizontal; (3) alta escolaridade dos empreendedores sociais; (4) frequente incidência de parcerias; entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/440
10.22408/reva502020440e-5039
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/440
identifier_str_mv 10.22408/reva502020440e-5039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/440/507
/*ref*/ALBERTI, F. G.; GARRIDO, M. A. V. Business Model Innovation: Lessons from hybrid organizations. Castellanza: LIUC. 2015.
/*ref*/AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI-SKILLERN, J. Social and commercial entrepreurship: Same, Different, or Both? Entrepreneurship Theory and Practice, Texas, v. 30, n. 1, p. 1–22, 2006.
/*ref*/BAGNOLI, L.; MEGALI, C. Measuring Performance in Social Enterprises. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 40, n. 1, p. 149–165, 2011.
/*ref*/BARKI, E.; COMINI, G.; CUNLIFFE, A.; HART, S.; RAI, S. Social Entrepreneurship and Social Business: Retrospective and Prospective Research. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 380-384, 2015.
/*ref*/BENGO, I.; MAKIRA, A.; GIOVANNI, A.; CALDERINI, M. Indicators and metrics for social business: a review of current approaches. Journal of Social Entrepreneurship, v. 7, n. 1, p. 1–24, 2016.
/*ref*/BIRKHOLZ, C. Hybrid Organizing under Institutional Complexity: Insights from Impact Investing and Social Entrepreneurship. St. Gallen: University of St. Gallen, 2015.
/*ref*/CHU, Michael. Commercial Returns at the Base of the Pyramid. Innovation: Tecnology, Governance, Globalization. v. 2. n.2. p. 115-146, 2007.
/*ref*/COMINI, G. M. Negócios Sociais e Inovação Social: um retrato de experiências brasileiras. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016.
/*ref*/DEES, J. The Meaning of “Social Entrepreneurship” Current Theories of Entrepreneurship. Comments and suggestions contributed from the Social Entrepreneurship Founders Working Group. Durham: Duke University, 2001.
/*ref*/DEES, J. G. A Tale of Two Cultures: Charity, Problem Solving, and the Future of Social Entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, n. 3, p. 321–334, 2012.
/*ref*/DIXON, S. E. A.; CLIFFORD, A. Ecopreneurship – a new approach to managing the triple bottom line. Journal of Organizational Change Management, v. 20, n. 3, p. 326–345, 2007.
/*ref*/FORÇA TAREFA DE FINANÇAS SOCIAIS. Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.forcatarefafinancassociais.org.br>.
/*ref*/GIBBONS, J.; HAZY, J. K. Leading a Large-Scale Distributed Social Enterprise: How the Leadership Culture at Goodwill Industries Creates and Distributes Value in Communities. Nonprofit Management and Leadership, v. 27, n. 3, p. 299–316, 2017.
/*ref*/HOCKERTS, K. How Hybrid Organizations Turn Antagonistic Assets into Complementarities. California Management Review, v. 57, n. 3, p. 83–106, 2015.
/*ref*/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2015.
/*ref*/JOYCE, A.; PAQUIN, R. L. The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production, v. 135, n. 1, p. 1474–1486, 2016.
/*ref*/NEUMEIER, S. Social innovation in rural development: identifying the key factors of success. The Geographical Journal, v. 183, n. 1, p. 34–46, 2017.
/*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books. v. 3, 2011.
/*ref*/PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. n. 2, p. 209–225, 2016.
/*ref*/PIPESOCIAL. 1º Mapa de Negócios de Impacto Social e Ambiental. p. 1-167, 2017. Disponível em: <https://pipe.social/mapa2017>.
/*ref*/PIPESOCIAL. Negócios de Impacto. 2018. Disponível em: < https://pipe.social/startup/busca>. Acesso em: 05/04/2018.
/*ref*/PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, 2010. Disponivel em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_rm/rio-de-janeiro>.
/*ref*/ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, p. 81-93, 1979.
/*ref*/SANTOS, F.; PACHE, A.-C.; BIRKHOLZ, C. Making Hybrids Work: Aligning Business Models and Organizational Design for Social Enterprises Impact. California Management Review, v. 57, n. 3, p. 36–58, 2015.
/*ref*/SEBRAE. Negócios Sociais: Diretrizes estratégicas para a atuação do sistema Sebrae no mercado de negócios sociais. 2013. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SC/Anexos/NS%20SEbrae%20-%20Diretrizes_estrategicas.pdf>.
/*ref*/STANFORD UNIVERSITY. The Social Business Model Canvas. Center for Social Innovation, 2014. Disponível em: < https://sehub.stanford.edu/sites/default/files/Social%20Business%20Model%20Canvas_1.pdf>.
/*ref*/THE YOUTH FOUNDATION, The Social Business Model Canvas. 2013. Disponível em: < http://www.growingsocialventures.org/course-content/social-business-model-canvas>. Acesso em 02/04/2018.
/*ref*/WEPPEN, J. V. D.; COCHRANE, J. Social enterprises in tourism: an exploratory study of operational models and success factors. Journal of Sustainable Tourism, v. 20, n. 3, p. 497–511, 2012.
/*ref*/WRONKA, M. Analyzing the success of social enterprises - critical success factors perspective. Management, Knowledge and Learning International Conference, n. 1, p. 593–605, 2013.
/*ref*/WRONKA, M. The identification of skills and competencies for effective management in social enterprises. A managerial perspective. Management, v. 20, n. 1, p. 40–57, 2016.
/*ref*/YANG, Y.-K.; WU, S.-L. In search of the right fusion recipe: the role of legitimacy in building a social enterprise model. Business Ethics: A European Review, v. 25, n. 3, p. 327–343, 2016.
/*ref*/YOUNG, D. R.; LECY, J. D. Defining the Universe of Social Enterprise: Competing Metaphors. Voluntas, v. 25, n. 5, p. 1307–1332, 2014.
/*ref*/YUNUS, M. Creating a World Without Poverty: Social Business and The Future of Capitalism. Global Urban Development, v. 4, n. 2, 2008.
/*ref*/YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. Building social business models: Lessons from the grameen experience. Long Range Planning, v. 43, n. 2–3, p. 308–325, 2010.
/*ref*/ZHOU, Q.; HUANG, W.; ZHANG, Y. Identifying critical success factors in emergency management using a fuzzy DEMATEL method. Safety Science, v. 49, n. 2, p. 243–252, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Revista Valore; e-5039
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570825895936