RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
DOI: | 10.22408/reva60202178726-39 |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787 |
Resumo: | O presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções. |
id |
FASF_aa0542a2f5f06266914c4021212197c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/787 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
spelling |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTESO presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções.FaSFBranco, Alessandra Batista de GodoiBranco, Emerson PereiraNagashima, Lucila AkikoOliveira, André Luis de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/78710.22408/reva60202178726-39Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 26-392526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787/540/*ref*/ANGOTTI, J. A. P; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BAZZO, W. A. et al. O que é ciência? Introdução aos estudos CTS. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003./*ref*/CACHAPUZ, A. et al., (org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2016./*ref*/FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995./*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989./*ref*/PAIXÃO, J.F. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) In: _______ (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 11-22./*ref*/PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education. In: ZEIDLER, D.L (org.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Springer, Dordrecht, 2003, p. 219-239./*ref*/PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science education, New York, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011./*ref*/PÉREZ, L. F. M.; SIERRA, D. F. M. A formação crítica de professores no contexto da perspectiva: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: CHAPANI, D. T.; SILVA, J.S. (org.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 33-44./*ref*/RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007./*ref*/ROSA, I. S.; LANDIM, M.F. O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 263-289, 2018./*ref*/SA, S.; ANDRADE, A. I. Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 10, supl. 1, p. 187-188, 2015./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/787Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
title |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
spellingShingle |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Alessandra Batista de Godoi |
title_short |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
title_full |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
title_fullStr |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
title_sort |
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES |
author |
Branco, Alessandra Batista de Godoi |
author_facet |
Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Nagashima, Lucila Akiko Oliveira, André Luis de Branco, Emerson Pereira Nagashima, Lucila Akiko Oliveira, André Luis de |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Emerson Pereira Nagashima, Lucila Akiko Oliveira, André Luis de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Nagashima, Lucila Akiko Oliveira, André Luis de |
description |
O presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787 10.22408/reva60202178726-39 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva60202178726-39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787/540 /*ref*/ANGOTTI, J. A. P; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001. /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/BAZZO, W. A. et al. O que é ciência? Introdução aos estudos CTS. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003. /*ref*/CACHAPUZ, A. et al., (org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2016. /*ref*/FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. /*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. /*ref*/PAIXÃO, J.F. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) In: _______ (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 11-22. /*ref*/PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education. In: ZEIDLER, D.L (org.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Springer, Dordrecht, 2003, p. 219-239. /*ref*/PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science education, New York, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011. /*ref*/PÉREZ, L. F. M.; SIERRA, D. F. M. A formação crítica de professores no contexto da perspectiva: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: CHAPANI, D. T.; SILVA, J.S. (org.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 33-44. /*ref*/RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007. /*ref*/ROSA, I. S.; LANDIM, M.F. O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 263-289, 2018. /*ref*/SA, S.; ANDRADE, A. I. Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 10, supl. 1, p. 187-188, 2015. /*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 26-39 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1822180475750318080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22408/reva60202178726-39 |