RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Alessandra Batista de Godoi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Branco, Emerson Pereira, Nagashima, Lucila Akiko, Oliveira, André Luis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
DOI: 10.22408/reva60202178726-39
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787
Resumo: O presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções.
id FASF_aa0542a2f5f06266914c4021212197c5
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/787
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
spelling RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTESO presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções.FaSFBranco, Alessandra Batista de GodoiBranco, Emerson PereiraNagashima, Lucila AkikoOliveira, André Luis de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/78710.22408/reva60202178726-39Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 26-392526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787/540/*ref*/ANGOTTI, J. A. P; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BAZZO, W. A. et al. O que é ciência? Introdução aos estudos CTS. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003./*ref*/CACHAPUZ, A. et al., (org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2016./*ref*/FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995./*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989./*ref*/PAIXÃO, J.F. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) In: _______ (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 11-22./*ref*/PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education. In: ZEIDLER, D.L (org.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Springer, Dordrecht, 2003, p. 219-239./*ref*/PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science education, New York, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011./*ref*/PÉREZ, L. F. M.; SIERRA, D. F. M. A formação crítica de professores no contexto da perspectiva: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: CHAPANI, D. T.; SILVA, J.S. (org.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 33-44./*ref*/RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007./*ref*/ROSA, I. S.; LANDIM, M.F. O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 263-289, 2018./*ref*/SA, S.; ANDRADE, A. I. Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 10, supl. 1, p. 187-188, 2015./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/787Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
title RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
Branco, Alessandra Batista de Godoi
Branco, Alessandra Batista de Godoi
title_short RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
title_full RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
title_sort RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES
author Branco, Alessandra Batista de Godoi
author_facet Branco, Alessandra Batista de Godoi
Branco, Alessandra Batista de Godoi
Branco, Emerson Pereira
Nagashima, Lucila Akiko
Oliveira, André Luis de
Branco, Emerson Pereira
Nagashima, Lucila Akiko
Oliveira, André Luis de
author_role author
author2 Branco, Emerson Pereira
Nagashima, Lucila Akiko
Oliveira, André Luis de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Alessandra Batista de Godoi
Branco, Emerson Pereira
Nagashima, Lucila Akiko
Oliveira, André Luis de
description O presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787
10.22408/reva60202178726-39
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787
identifier_str_mv 10.22408/reva60202178726-39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/787/540
/*ref*/ANGOTTI, J. A. P; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BAZZO, W. A. et al. O que é ciência? Introdução aos estudos CTS. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003.
/*ref*/CACHAPUZ, A. et al., (org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
/*ref*/FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
/*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
/*ref*/PAIXÃO, J.F. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) In: _______ (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 11-22.
/*ref*/PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education. In: ZEIDLER, D.L (org.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Springer, Dordrecht, 2003, p. 219-239.
/*ref*/PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science education, New York, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.
/*ref*/PÉREZ, L. F. M.; SIERRA, D. F. M. A formação crítica de professores no contexto da perspectiva: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: CHAPANI, D. T.; SILVA, J.S. (org.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 33-44.
/*ref*/RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.
/*ref*/ROSA, I. S.; LANDIM, M.F. O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 263-289, 2018.
/*ref*/SA, S.; ANDRADE, A. I. Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 10, supl. 1, p. 187-188, 2015.
/*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 26-39
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1822180475750318080
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22408/reva60202178726-39