A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160 |
Resumo: | Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores. |
id |
FASF_b509a3cd786532042399c61d139ba701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/160 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAREste artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.FaSFSantos, Eliane Aparecida dosFreire, Leila Inês Follmann2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16010.22408/reva302018160260-269Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 260-2692526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160/146/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003./*ref*/BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994./*ref*/BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011./*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002./*ref*/PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997./*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004./*ref*/ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/160Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
title |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
spellingShingle |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR Santos, Eliane Aparecida dos |
title_short |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
title_full |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
title_fullStr |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
title_sort |
A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR |
author |
Santos, Eliane Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Eliane Aparecida dos Freire, Leila Inês Follmann |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Leila Inês Follmann |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eliane Aparecida dos Freire, Leila Inês Follmann |
description |
Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160 10.22408/reva302018160260-269 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018160260-269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160/146 /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003. /*ref*/BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994. /*ref*/BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011. /*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002. /*ref*/PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997. /*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004. /*ref*/ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 260-269 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571311386624 |