A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eliane Aparecida dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freire, Leila Inês Follmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160
Resumo: Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.
id FASF_b509a3cd786532042399c61d139ba701
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/160
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAREste artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.FaSFSantos, Eliane Aparecida dosFreire, Leila Inês Follmann2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16010.22408/reva302018160260-269Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 260-2692526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160/146/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003./*ref*/BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994./*ref*/BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011./*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002./*ref*/PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997./*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004./*ref*/ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/160Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
title A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
spellingShingle A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
Santos, Eliane Aparecida dos
title_short A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
title_full A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
title_fullStr A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
title_full_unstemmed A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
title_sort A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
author Santos, Eliane Aparecida dos
author_facet Santos, Eliane Aparecida dos
Freire, Leila Inês Follmann
author_role author
author2 Freire, Leila Inês Follmann
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eliane Aparecida dos
Freire, Leila Inês Follmann
description Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160
10.22408/reva302018160260-269
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160
identifier_str_mv 10.22408/reva302018160260-269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/160/146
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003.
/*ref*/BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994.
/*ref*/BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.
/*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.
/*ref*/PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997.
/*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
/*ref*/ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 260-269
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571311386624