MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698 |
Resumo: | O Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce. |
id |
FASF_b7e77d1d00e38b1b58df0978f4967595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/698 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCEO Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce.FaSFGomes, Herica CambraiaGuimarães, Bruno MarcondesUhlig, Lícia de Castro da Silva2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/69810.22408/reva402019698182-198Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 182-1982526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698/511/*ref*/BRASIL.(2016). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/26/Diretrizes-de-estimulacao-precoce.pdf >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019./*ref*/BRITO, T. A. de. (2003). Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis./*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press./*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120./*ref*/FONSECA V. da. (1995). Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce – Uma introdução as Ideias de Feuerstein. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas./*ref*/______________. (2004). Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed./*ref*/GOMES, H. C. G. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia../*ref*/_______________. (2017) Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo./*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian./*ref*/______________. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian./*ref*/HALLAL, C. Z.; MARQUES, N. R.; BRACHIALLI, L. M. P. (2008) Aquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um Programa de Estimulação Precoce. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 27-34./*ref*/HERCULANO-HOUZEL, S. (2010). Neurociências na Educação. Belo Horizonte: CEDIC./*ref*/JOURDAIN, R. (1997). Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva./*ref*/LE BOULCH, J. (1988). Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas./*ref*/LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. (2004). Paralisia cerebral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan./*ref*/POCINHO, M.D. (2011). A Música na Relação Mãe-Bebê. 3ª ed. Instituto Piaget. Lisboa: Portugal, 2011./*ref*/RIBEIRO, C. T. M. et al. (2007). Perfil do atendimento fisioterapêutico na Síndrome de Down em algumas instituições do município do Rio de Janeiro. Revista Neurociências, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 114-119./*ref*/WILLEMS, E. (1968). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça. Trad. Ed. Pró Música, Bienne./*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/698Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
title |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
spellingShingle |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE Gomes, Herica Cambraia |
title_short |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
title_full |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
title_fullStr |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
title_full_unstemmed |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
title_sort |
MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE |
author |
Gomes, Herica Cambraia |
author_facet |
Gomes, Herica Cambraia Guimarães, Bruno Marcondes Uhlig, Lícia de Castro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Bruno Marcondes Uhlig, Lícia de Castro da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Herica Cambraia Guimarães, Bruno Marcondes Uhlig, Lícia de Castro da Silva |
description |
O Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698 10.22408/reva402019698182-198 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva402019698182-198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698/511 /*ref*/BRASIL.(2016). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/26/Diretrizes-de-estimulacao-precoce.pdf >. Acesso em 30 de outubro de 2019. /*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019. /*ref*/BRITO, T. A. de. (2003). Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis. /*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press. /*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120. /*ref*/FONSECA V. da. (1995). Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce – Uma introdução as Ideias de Feuerstein. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. /*ref*/______________. (2004). Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed. /*ref*/GOMES, H. C. G. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia.. /*ref*/_______________. (2017) Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. /*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019. /*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019. /*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. /*ref*/______________. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. /*ref*/HALLAL, C. Z.; MARQUES, N. R.; BRACHIALLI, L. M. P. (2008) Aquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um Programa de Estimulação Precoce. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 27-34. /*ref*/HERCULANO-HOUZEL, S. (2010). Neurociências na Educação. Belo Horizonte: CEDIC. /*ref*/JOURDAIN, R. (1997). Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva. /*ref*/LE BOULCH, J. (1988). Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas. /*ref*/LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. (2004). Paralisia cerebral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. /*ref*/POCINHO, M.D. (2011). A Música na Relação Mãe-Bebê. 3ª ed. Instituto Piaget. Lisboa: Portugal, 2011. /*ref*/RIBEIRO, C. T. M. et al. (2007). Perfil do atendimento fisioterapêutico na Síndrome de Down em algumas instituições do município do Rio de Janeiro. Revista Neurociências, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 114-119. /*ref*/WILLEMS, E. (1968). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça. Trad. Ed. Pró Música, Bienne. /*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019. /*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 182-198 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572256153600 |