MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Herica Cambraia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães, Bruno Marcondes, Uhlig, Lícia de Castro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698
Resumo: O Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce.
id FASF_b7e77d1d00e38b1b58df0978f4967595
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/698
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCEO Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce.FaSFGomes, Herica CambraiaGuimarães, Bruno MarcondesUhlig, Lícia de Castro da Silva2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/69810.22408/reva402019698182-198Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 182-1982526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698/511/*ref*/BRASIL.(2016). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/26/Diretrizes-de-estimulacao-precoce.pdf >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019./*ref*/BRITO, T. A. de. (2003). Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis./*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press./*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120./*ref*/FONSECA V. da. (1995). Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce – Uma introdução as Ideias de Feuerstein. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas./*ref*/______________. (2004). Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed./*ref*/GOMES, H. C. G. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia../*ref*/_______________. (2017) Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo./*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian./*ref*/______________. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian./*ref*/HALLAL, C. Z.; MARQUES, N. R.; BRACHIALLI, L. M. P. (2008) Aquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um Programa de Estimulação Precoce. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 27-34./*ref*/HERCULANO-HOUZEL, S. (2010). Neurociências na Educação. Belo Horizonte: CEDIC./*ref*/JOURDAIN, R. (1997). Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva./*ref*/LE BOULCH, J. (1988). Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas./*ref*/LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. (2004). Paralisia cerebral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan./*ref*/POCINHO, M.D. (2011). A Música na Relação Mãe-Bebê. 3ª ed. Instituto Piaget. Lisboa: Portugal, 2011./*ref*/RIBEIRO, C. T. M. et al. (2007). Perfil do atendimento fisioterapêutico na Síndrome de Down em algumas instituições do município do Rio de Janeiro. Revista Neurociências, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 114-119./*ref*/WILLEMS, E. (1968). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça. Trad. Ed. Pró Música, Bienne./*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/698Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
title MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
spellingShingle MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Gomes, Herica Cambraia
title_short MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
title_full MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
title_fullStr MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
title_full_unstemmed MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
title_sort MIX POTENCIAL – NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E MATEMÁTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
author Gomes, Herica Cambraia
author_facet Gomes, Herica Cambraia
Guimarães, Bruno Marcondes
Uhlig, Lícia de Castro da Silva
author_role author
author2 Guimarães, Bruno Marcondes
Uhlig, Lícia de Castro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Herica Cambraia
Guimarães, Bruno Marcondes
Uhlig, Lícia de Castro da Silva
description O Projeto de Pesquisa e Extensão: “Mix Potencial: Neurociência, Música e Matemática na Estimulação Precoce” (PUC/SP), em desenvolvimento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa – RJ, fundamentado nas Diretrizes da Educação Precoce (BRASIL, MEC, 2016) objetiva estimular o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de zero a cinco anos por meio da Musicalização na observância da reabilitação e prevenção. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, visuais, motriz, de linguagem e da cognição matemática. Além disso, ocorreu o fortalecimento dos vínculos afetivos entre famílias, indicando a potencialidade no processo de socialização.Palavras- Chaves: Neurociência, Musicalização, Matemática, Estimulação Precoce.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698
10.22408/reva402019698182-198
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698
identifier_str_mv 10.22408/reva402019698182-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/698/511
/*ref*/BRASIL.(2016). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Brasília. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/26/Diretrizes-de-estimulacao-precoce.pdf >. Acesso em 30 de outubro de 2019.
/*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019.
/*ref*/BRITO, T. A. de. (2003). Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Peirópolis.
/*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press.
/*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120.
/*ref*/FONSECA V. da. (1995). Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce – Uma introdução as Ideias de Feuerstein. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
/*ref*/______________. (2004). Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed.
/*ref*/GOMES, H. C. G. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia..
/*ref*/_______________. (2017) Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
/*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019.
/*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019.
/*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
/*ref*/______________. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
/*ref*/HALLAL, C. Z.; MARQUES, N. R.; BRACHIALLI, L. M. P. (2008) Aquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um Programa de Estimulação Precoce. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 27-34.
/*ref*/HERCULANO-HOUZEL, S. (2010). Neurociências na Educação. Belo Horizonte: CEDIC.
/*ref*/JOURDAIN, R. (1997). Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva.
/*ref*/LE BOULCH, J. (1988). Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas.
/*ref*/LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. (2004). Paralisia cerebral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
/*ref*/POCINHO, M.D. (2011). A Música na Relação Mãe-Bebê. 3ª ed. Instituto Piaget. Lisboa: Portugal, 2011.
/*ref*/RIBEIRO, C. T. M. et al. (2007). Perfil do atendimento fisioterapêutico na Síndrome de Down em algumas instituições do município do Rio de Janeiro. Revista Neurociências, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 114-119.
/*ref*/WILLEMS, E. (1968). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça. Trad. Ed. Pró Música, Bienne.
/*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019.
/*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 182-198
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva402019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572256153600