“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/697 |
Resumo: | Resumo O Projeto: “Pensando na Frente”, em desenvolvimento na rede municipal de Porto Real -RJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação desde março de 2019, incide do Projeto de Pesquisa e Extensão: “MiX Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade”, cujo objetivo é realizar, por meio da Musicalização, a estimulação cognitiva do pensamento matemático, desde a gestação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde abrange ações com gestantes nos postos de saúde, e aulas semanais sistematizadas nas creches municipais com bebês/crianças de seis meses à três anos de idade, atendidos com instrumental didático baseado na cognição matemática e professor especialista nas áreas de música e educação. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento cognitivo de habilidades de: contagem; memorização dos nomes dos números; relação movimento e ritmo; percepção sonora; e Escuta Atenta, compreendidos como suportes de estruturas cognitivas para a realização do cálculo mental. A proposta é de pluralidade institucional, de natureza acadêmica e aplicação transdisciplinar envolvendo áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. Palavras- Chaves: Estimulação Cognitiva Matemática. Educação Infantil. Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental. |
id |
FASF_c532354f8fdda88ba095577ff34cba6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/697 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃOResumo O Projeto: “Pensando na Frente”, em desenvolvimento na rede municipal de Porto Real -RJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação desde março de 2019, incide do Projeto de Pesquisa e Extensão: “MiX Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade”, cujo objetivo é realizar, por meio da Musicalização, a estimulação cognitiva do pensamento matemático, desde a gestação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde abrange ações com gestantes nos postos de saúde, e aulas semanais sistematizadas nas creches municipais com bebês/crianças de seis meses à três anos de idade, atendidos com instrumental didático baseado na cognição matemática e professor especialista nas áreas de música e educação. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento cognitivo de habilidades de: contagem; memorização dos nomes dos números; relação movimento e ritmo; percepção sonora; e Escuta Atenta, compreendidos como suportes de estruturas cognitivas para a realização do cálculo mental. A proposta é de pluralidade institucional, de natureza acadêmica e aplicação transdisciplinar envolvendo áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. Palavras- Chaves: Estimulação Cognitiva Matemática. Educação Infantil. Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental. FaSFGomes, Herica CambraiaBorges, Simone Martins NazarethSilva, Robson Paulino daValentim, Christiane de Fátima Sabino Camilo2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/69710.22408/reva402019697164-181Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 164-1812526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/697/510/*ref*/ANDRADE, P. E. (2006). A teoria sócio-culturalista de Vygotsky e o papel da linguagem na formação de conceitos: O que a psicologia experimental e a neurociência têm a nos dizer. Neurociências, 3, 158-178./*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019./*ref*/BORGES, S.M.N. (2019). A Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil. Rev. Científica do UBM. Vol 21, n.40. Disponível em: < http://intranet.ubm.br/revistas/revista_cientifica/edicoes/arquivos/2019.1/4-A-MUSICALIZACAO-COMO-FERRAMENTA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-POTENCIALIDADES-NA-EDUCACAO-INFANTIL.pdf > Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/CAREY, S. (2004). Bootstrapping & The origins of concepts. Daedalus, 5, 59-68. doi:10.1162/001152604772746701./*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press./*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120./*ref*/FAUCONNIER, G.; TURNER, M. (2002). The Way of Think. New York: Basic Books./*ref*/GOMES, H.C. (2017). Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. Tese (Doutorado em Educação Matemáatica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p.329.2017./*ref*/_____________. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia.p. 86-88, 128-132./*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de Ciências e Matemática Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian./*ref*/______________. Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008./*ref*/SANTAELLA, L.A. (2001) Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual e Verbal. São Paulo: Iluminuras/Fapesp./*ref*/SPELKE, E. S. (2003). What makes humans smart? Core knowledge and natural language. In D. Gentner & S. Goldin-Meadow (Eds.), Language in mind (pp. 277-311) Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology Press./*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751./*ref*/WISNIK, J. M. (1989). O Som e o Sentido: Uma outra história da Música. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/697Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
title |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
spellingShingle |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO Gomes, Herica Cambraia |
title_short |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
title_full |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
title_fullStr |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
title_sort |
“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO |
author |
Gomes, Herica Cambraia |
author_facet |
Gomes, Herica Cambraia Borges, Simone Martins Nazareth Silva, Robson Paulino da Valentim, Christiane de Fátima Sabino Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Simone Martins Nazareth Silva, Robson Paulino da Valentim, Christiane de Fátima Sabino Camilo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Herica Cambraia Borges, Simone Martins Nazareth Silva, Robson Paulino da Valentim, Christiane de Fátima Sabino Camilo |
description |
Resumo O Projeto: “Pensando na Frente”, em desenvolvimento na rede municipal de Porto Real -RJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação desde março de 2019, incide do Projeto de Pesquisa e Extensão: “MiX Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade”, cujo objetivo é realizar, por meio da Musicalização, a estimulação cognitiva do pensamento matemático, desde a gestação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde abrange ações com gestantes nos postos de saúde, e aulas semanais sistematizadas nas creches municipais com bebês/crianças de seis meses à três anos de idade, atendidos com instrumental didático baseado na cognição matemática e professor especialista nas áreas de música e educação. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento cognitivo de habilidades de: contagem; memorização dos nomes dos números; relação movimento e ritmo; percepção sonora; e Escuta Atenta, compreendidos como suportes de estruturas cognitivas para a realização do cálculo mental. A proposta é de pluralidade institucional, de natureza acadêmica e aplicação transdisciplinar envolvendo áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. Palavras- Chaves: Estimulação Cognitiva Matemática. Educação Infantil. Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/697 10.22408/reva402019697164-181 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/697 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva402019697164-181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/697/510 /*ref*/ANDRADE, P. E. (2006). A teoria sócio-culturalista de Vygotsky e o papel da linguagem na formação de conceitos: O que a psicologia experimental e a neurociência têm a nos dizer. Neurociências, 3, 158-178. /*ref*/BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf > Acessado em 28 de outubro de 2019. /*ref*/BORGES, S.M.N. (2019). A Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil. Rev. Científica do UBM. Vol 21, n.40. Disponível em: < http://intranet.ubm.br/revistas/revista_cientifica/edicoes/arquivos/2019.1/4-A-MUSICALIZACAO-COMO-FERRAMENTA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-POTENCIALIDADES-NA-EDUCACAO-INFANTIL.pdf > Acesso em 28 de outubro de 2019. /*ref*/CAREY, S. (2004). Bootstrapping & The origins of concepts. Daedalus, 5, 59-68. doi:10.1162/001152604772746701. /*ref*/DEHAENE, S. (1997). Number Sense: how the mind creates mathematics?. New York: Oxford University Press. /*ref*/____________.; COHEN, L. (1995). Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cognition, 1, 83-120. /*ref*/FAUCONNIER, G.; TURNER, M. (2002). The Way of Think. New York: Basic Books. /*ref*/GOMES, H.C. (2017). Educação Matemática Inclusiva: Musicalidade, Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Mediação Docente. Tese (Doutorado em Educação Matemáatica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p.329.2017. /*ref*/_____________. (2018). Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia.p. 86-88, 128-132. /*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. (2015). A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de Ciências e Matemática Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019. /*ref*/__________________________________. (2016). A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019. /*ref*/GORDON, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. /*ref*/______________. Teoria da Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. /*ref*/SANTAELLA, L.A. (2001) Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual e Verbal. São Paulo: Iluminuras/Fapesp. /*ref*/SPELKE, E. S. (2003). What makes humans smart? Core knowledge and natural language. In D. Gentner & S. Goldin-Meadow (Eds.), Language in mind (pp. 277-311) Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology Press. /*ref*/TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação, uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2019. /*ref*/WINN, K. (1992). Addition and Subtraction by Human Infants. Nature. Rev. Nature, vol. 358, 1992, p. 749-751. /*ref*/WISNIK, J. M. (1989). O Som e o Sentido: Uma outra história da Música. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 164-181 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574210699264 |