TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/961 |
Resumo: | Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática. |
id |
FASF_c366ed687be96c2b2a00faf90681c0c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/961 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICAPropomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática.FaSFMoreira, Jussany Maria de BarrosGianotto, Dulcinéia E. P.Magalhães Júnior, Carlos A. O.2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/96110.22408/reva6020219611070-1084Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1070-10842526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/961/740/*ref*/BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: ática, 2008./*ref*/CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991./*ref*/COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação – 8 a. – Campinas, SP: Papirus, 2012./*ref*/LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. - Curitiba, Appris, 2015./*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MENEZES, A. P. de A.B. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à Álgebra na 6ª série do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Recife, Brasil, 2006./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Unijúi. Ijúi, 2011./*ref*/MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/MOREIRA, J.M.B. Portal dia-a-dia Educação: possibilidades e desafios para o ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, 2014./*ref*/PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal dia-a-dia Educação. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 set. 2012./*ref*/SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M.A. A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Londrina. Anais do X EPEF. V.1. p.1-10, 2006./*ref*/SOUSA, R.P. MOITA, F.M.C.S. CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Eduepb. Campina Grande-PB, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/961Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
title |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
spellingShingle |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Moreira, Jussany Maria de Barros |
title_short |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
title_full |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
title_fullStr |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
title_sort |
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
author |
Moreira, Jussany Maria de Barros |
author_facet |
Moreira, Jussany Maria de Barros Gianotto, Dulcinéia E. P. Magalhães Júnior, Carlos A. O. |
author_role |
author |
author2 |
Gianotto, Dulcinéia E. P. Magalhães Júnior, Carlos A. O. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jussany Maria de Barros Gianotto, Dulcinéia E. P. Magalhães Júnior, Carlos A. O. |
description |
Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/961 10.22408/reva6020219611070-1084 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/961 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219611070-1084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/961/740 /*ref*/BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: ática, 2008. /*ref*/CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991. /*ref*/COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. /*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação – 8 a. – Campinas, SP: Papirus, 2012. /*ref*/LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. - Curitiba, Appris, 2015. /*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /*ref*/MENEZES, A. P. de A.B. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à Álgebra na 6ª série do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Recife, Brasil, 2006. /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Unijúi. Ijúi, 2011. /*ref*/MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. /*ref*/MOREIRA, J.M.B. Portal dia-a-dia Educação: possibilidades e desafios para o ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, 2014. /*ref*/PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal dia-a-dia Educação. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 set. 2012. /*ref*/SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M.A. A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Londrina. Anais do X EPEF. V.1. p.1-10, 2006. /*ref*/SOUSA, R.P. MOITA, F.M.C.S. CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Eduepb. Campina Grande-PB, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1070-1084 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321573951700992 |