As percepções dos docentes de Sociologia Escolar sobre o uso das TIC’S para o processo de transposição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jonatas Sousa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9894
Resumo: Esta monografia apresenta as percepções de docentes entrevistados de Sociologia Escolar sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s, no processo de transposição didática. Parte-se da suposição de que as TIC’s servem como instrumentos para a contextualização das temáticas abordadas nas aulas de sociologia em relação à realidade dos estudantes. A pergunta central da monografia verifica como as TIC’s podem beneficiar no processo de transposição didática nas aulas de sociologia da escola básica. Metodologicamente a pesquisa qualitativa fundamenta-se na revisão bibliográfica acerca da transposição didática e o uso das TIC’s na educação, a partir de autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Raquel Goulart Barreto, Pierre Lévy, Vani Moreira Kenski, José Armando Valente, Jean-Claude Verhaeghe. Os conceitos norteadores são transposição didática, tecnologia, globalização, socialização e instituição social. Quatro docentes da rede pública (estadual e federal) do estado do Rio de Janeiro são entrevistados. A pesquisa conclui que o emprego crítico das tecnologias de informação e comunicação possibilita o processo de transposição didática, viabilizando uma contextualização empírica das questões sociais, bem como o desenvolvimento da visão crítica da realidade por meio do acesso a diferentes visões de mundo apresentadas na internet como sites de jornalismo, blogs e nas redes sociais. Neste sentido, viabiliza o processo de estranhamento e de desnaturalização das dinâmicas sociais finalidades primordiais da Sociologia Escolar
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