CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Valore (Online) |
Download full: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800 |
Summary: | O presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química. |
id |
FASF_c6218da68d885309efbca1bc9035c475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/800 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTALO presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química.FaSFSouza, Andriele Coraiola dePassos, Marinez MeneghelloAssai, Natany Dayani de SouzaArruda, Sergio de Mello2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80010.22408/reva602021800196-207Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 196-2072526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800/553/*ref*/ANDRADE, E. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. 191f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016./*ref*/ANDRADE, E. C.; ARRUDA, S. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Acta Scientiae, [s. l.], Canoas, v. 19, n. 2, p. 254-276, 2017./*ref*/ARRUDA, S. M., LIMA, J. P. C., PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 139-160, 2011./*ref*/ARRUDA, S. M., PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade, Mesa-Redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática” In: EDUCON, 9., 2015, Aracaju. Anais […]. Aracaju, SE, 2015./*ref*/ASSAI, N. D. de S. Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no Estágio Supervisionado. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/DIAS, M. P. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018./*ref*/GOULART, A. O. F. G.; VERMELHO, S. C. D. S. Ação docente: um diálogo com o campo da pesquisa em ensino de ciências no Brasil. Revista Ciências & Ideias, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 150-158, 2019./*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014./*ref*/WEBER, M. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Berkeley: University of California Press, 1978.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/800Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
title |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL Souza, Andriele Coraiola de |
title_short |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
title_full |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
title_fullStr |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
title_full_unstemmed |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
title_sort |
CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
author |
Souza, Andriele Coraiola de |
author_facet |
Souza, Andriele Coraiola de Passos, Marinez Meneghello Assai, Natany Dayani de Souza Arruda, Sergio de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Marinez Meneghello Assai, Natany Dayani de Souza Arruda, Sergio de Mello |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andriele Coraiola de Passos, Marinez Meneghello Assai, Natany Dayani de Souza Arruda, Sergio de Mello |
description |
O presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800 10.22408/reva602021800196-207 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021800196-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800/553 /*ref*/ANDRADE, E. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. 191f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. /*ref*/ANDRADE, E. C.; ARRUDA, S. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Acta Scientiae, [s. l.], Canoas, v. 19, n. 2, p. 254-276, 2017. /*ref*/ARRUDA, S. M., LIMA, J. P. C., PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 139-160, 2011. /*ref*/ARRUDA, S. M., PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade, Mesa-Redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática” In: EDUCON, 9., 2015, Aracaju. Anais […]. Aracaju, SE, 2015. /*ref*/ASSAI, N. D. de S. Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no Estágio Supervisionado. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/DIAS, M. P. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. /*ref*/GOULART, A. O. F. G.; VERMELHO, S. C. D. S. Ação docente: um diálogo com o campo da pesquisa em ensino de ciências no Brasil. Revista Ciências & Ideias, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 150-158, 2019. /*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. /*ref*/WEBER, M. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Berkeley: University of California Press, 1978. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 196-207 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571368009728 |