CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Andriele Coraiola de
Publication Date: 2021
Other Authors: Passos, Marinez Meneghello, Assai, Natany Dayani de Souza, Arruda, Sergio de Mello
Format: Article
Language: por
Source: Revista Valore (Online)
Download full: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800
Summary: O presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química.
id FASF_c6218da68d885309efbca1bc9035c475
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/800
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTALO presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química.FaSFSouza, Andriele Coraiola dePassos, Marinez MeneghelloAssai, Natany Dayani de SouzaArruda, Sergio de Mello2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80010.22408/reva602021800196-207Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 196-2072526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800/553/*ref*/ANDRADE, E. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. 191f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016./*ref*/ANDRADE, E. C.; ARRUDA, S. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Acta Scientiae, [s. l.], Canoas, v. 19, n. 2, p. 254-276, 2017./*ref*/ARRUDA, S. M., LIMA, J. P. C., PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 139-160, 2011./*ref*/ARRUDA, S. M., PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade, Mesa-Redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática” In: EDUCON, 9., 2015, Aracaju. Anais […]. Aracaju, SE, 2015./*ref*/ASSAI, N. D. de S. Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no Estágio Supervisionado. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/DIAS, M. P. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018./*ref*/GOULART, A. O. F. G.; VERMELHO, S. C. D. S. Ação docente: um diálogo com o campo da pesquisa em ensino de ciências no Brasil. Revista Ciências & Ideias, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 150-158, 2019./*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014./*ref*/WEBER, M. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Berkeley: University of California Press, 1978.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/800Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
title CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
spellingShingle CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Souza, Andriele Coraiola de
title_short CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
title_full CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
title_fullStr CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
title_full_unstemmed CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
title_sort CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
author Souza, Andriele Coraiola de
author_facet Souza, Andriele Coraiola de
Passos, Marinez Meneghello
Assai, Natany Dayani de Souza
Arruda, Sergio de Mello
author_role author
author2 Passos, Marinez Meneghello
Assai, Natany Dayani de Souza
Arruda, Sergio de Mello
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andriele Coraiola de
Passos, Marinez Meneghello
Assai, Natany Dayani de Souza
Arruda, Sergio de Mello
description O presente estudo objetivou identificar e descrever as categorias de ação docente em uma aula de Química experimental no Ensino Superior. Os dados são provenientes da gravação em áudio e vídeo de uma aula de Química experimental ministrada para licenciandos em Química. A análise pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, com foco nas ações manifestadas pelo professor. Identificamos 3 macroações estruturantes da aula, as quais nortearam a emergência de 27 categorias de ação docente, das quais 15 ainda não haviam sido identificadas em pesquisas anteriores. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações representativo para aulas de caráter experimental, relevante para pesquisas relativas à temática e para a compreensão da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula.Palavras-chave: Ação docente. Categorias. Química Experimental. Ensino de Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800
10.22408/reva602021800196-207
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800
identifier_str_mv 10.22408/reva602021800196-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/800/553
/*ref*/ANDRADE, E. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. 191f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
/*ref*/ANDRADE, E. C.; ARRUDA, S. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Acta Scientiae, [s. l.], Canoas, v. 19, n. 2, p. 254-276, 2017.
/*ref*/ARRUDA, S. M., LIMA, J. P. C., PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 139-160, 2011.
/*ref*/ARRUDA, S. M., PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade, Mesa-Redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática” In: EDUCON, 9., 2015, Aracaju. Anais […]. Aracaju, SE, 2015.
/*ref*/ASSAI, N. D. de S. Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no Estágio Supervisionado. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/DIAS, M. P. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
/*ref*/GOULART, A. O. F. G.; VERMELHO, S. C. D. S. Ação docente: um diálogo com o campo da pesquisa em ensino de ciências no Brasil. Revista Ciências & Ideias, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 150-158, 2019.
/*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
/*ref*/WEBER, M. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Berkeley: University of California Press, 1978.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 196-207
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571368009728