O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/951 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia do procedimento metodológico desenvolvido através da adaptação da autoscopia trifásica, visando sua utilização na sala de aula no momento de formação inicial. Para realizar tal objetivo, modificamos a fase pré-ativa do procedimento, ao substituir a interação investigador-professor pelo plano de aula e da fase pós-ativa ao substituir a interação investigador-professor por um questionário com quatro questões. Apenas a quarta questão foi analisada nessa pesquisa, que demonstrou grande potencial de abranger os momentos reflexivos “alerta” e “planejando a ação” desenvolvidos por Shön, porém para contemplar todos os momentos, outras questões devem ser utilizadas de forma conjunta. Defendemos que o procedimento de autoscopia é efetivo em formar futuros professores reflexivos, e que a adaptação proposta se mostra significativa na melhoria da prática docente.Palavras Chave: Formação Inicial. Professor reflexivo. Autoscopia trifásica. |
id |
FASF_d33c277627c4ed4e9c14f7a1b65c4279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/951 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASO presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia do procedimento metodológico desenvolvido através da adaptação da autoscopia trifásica, visando sua utilização na sala de aula no momento de formação inicial. Para realizar tal objetivo, modificamos a fase pré-ativa do procedimento, ao substituir a interação investigador-professor pelo plano de aula e da fase pós-ativa ao substituir a interação investigador-professor por um questionário com quatro questões. Apenas a quarta questão foi analisada nessa pesquisa, que demonstrou grande potencial de abranger os momentos reflexivos “alerta” e “planejando a ação” desenvolvidos por Shön, porém para contemplar todos os momentos, outras questões devem ser utilizadas de forma conjunta. Defendemos que o procedimento de autoscopia é efetivo em formar futuros professores reflexivos, e que a adaptação proposta se mostra significativa na melhoria da prática docente.Palavras Chave: Formação Inicial. Professor reflexivo. Autoscopia trifásica.FaSFPissolato, JéssicaLorencini Júnior, Álvaro2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95110.22408/reva602021951941-954Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 941-9542526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/951/730/*ref*/ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/CLARKE, Anthony. Student-teacher reflection: developing and defining a practice that is uniquely ones own. International Journal Science Education, v. 16, n. 5, p. 497-509 1994./*ref*/LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. As Demandas Formativas do Professor de Ciências. In: Marlene Rosa Cainelli; Ileizi Fiorelli Silva. (Org.). O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009. p. 21-42./*ref*/ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências: um caso de formação continuada. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. f 188./*ref*/SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-91./*ref*/________. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/SAINT-ONGE, Michael. O Ensino na escola: o que é, como se faz. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001./*ref*/VACHESKI, Géssica Mayara Otto. Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: Implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. f. 27-32./*ref*/VACHESKI, Géssica Mayara Otto; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A Abordagem CTS e a Autoscopia Trifásica: as reflexões de uma futura professora de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 1-20, 2018.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/951Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Pissolato, Jéssica |
title_short |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Pissolato, Jéssica |
author_facet |
Pissolato, Jéssica Lorencini Júnior, Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Lorencini Júnior, Álvaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pissolato, Jéssica Lorencini Júnior, Álvaro |
description |
O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia do procedimento metodológico desenvolvido através da adaptação da autoscopia trifásica, visando sua utilização na sala de aula no momento de formação inicial. Para realizar tal objetivo, modificamos a fase pré-ativa do procedimento, ao substituir a interação investigador-professor pelo plano de aula e da fase pós-ativa ao substituir a interação investigador-professor por um questionário com quatro questões. Apenas a quarta questão foi analisada nessa pesquisa, que demonstrou grande potencial de abranger os momentos reflexivos “alerta” e “planejando a ação” desenvolvidos por Shön, porém para contemplar todos os momentos, outras questões devem ser utilizadas de forma conjunta. Defendemos que o procedimento de autoscopia é efetivo em formar futuros professores reflexivos, e que a adaptação proposta se mostra significativa na melhoria da prática docente.Palavras Chave: Formação Inicial. Professor reflexivo. Autoscopia trifásica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/951 10.22408/reva602021951941-954 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/951 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021951941-954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/951/730 /*ref*/ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. /*ref*/CLARKE, Anthony. Student-teacher reflection: developing and defining a practice that is uniquely ones own. International Journal Science Education, v. 16, n. 5, p. 497-509 1994. /*ref*/LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. As Demandas Formativas do Professor de Ciências. In: Marlene Rosa Cainelli; Ileizi Fiorelli Silva. (Org.). O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009. p. 21-42. /*ref*/ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências: um caso de formação continuada. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. f 188. /*ref*/SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-91. /*ref*/________. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000. /*ref*/SAINT-ONGE, Michael. O Ensino na escola: o que é, como se faz. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001. /*ref*/VACHESKI, Géssica Mayara Otto. Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: Implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. f. 27-32. /*ref*/VACHESKI, Géssica Mayara Otto; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A Abordagem CTS e a Autoscopia Trifásica: as reflexões de uma futura professora de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 1-20, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 941-954 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572849647616 |