Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/6k6kj
Resumo: Analisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar.
id SCI_638c8bb181d556bbbc5c9492ef42e188
oai_identifier_str 6k6kj
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docenteAnalisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar.EDUERJ2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/6k6kjNunes, Leila Regina d’Oliveira de Paulaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T00:00:00Z6k6kjPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2021-04-22T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
title Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
spellingShingle Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
title_short Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
title_full Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
title_fullStr Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
title_full_unstemmed Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
title_sort Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
author Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
author_facet Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
description Analisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/6k6kj
url http://books.scielo.org/id/6k6kj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
publisher.none.fl_str_mv EDUERJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226855048347648