Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/6k6kj |
Resumo: | Analisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar. |
id |
SCI_638c8bb181d556bbbc5c9492ef42e188 |
---|---|
oai_identifier_str |
6k6kj |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docenteAnalisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar.EDUERJ2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/6k6kjNunes, Leila Regina d’Oliveira de Paulaporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T00:00:00Z6k6kjPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2021-04-22T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
title |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
spellingShingle |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula |
title_short |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
title_full |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
title_fullStr |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
title_full_unstemmed |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
title_sort |
Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente |
author |
Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula |
author_facet |
Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula |
description |
Analisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/6k6kj |
url |
http://books.scielo.org/id/6k6kj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226855048347648 |