CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/195 |
Resumo: | A necessidade de que a sociedade tenha uma visão crítica é destacada amplamente no ensino de ciências e o caminho para isso perpassa a questão de conhecer o que é produzido pela ciência e saber discutir a respeito. Nesse sentido, objetiva-se apresentar uma discussão/reflexão acerca da cultura científica e das possibilidades e desafios presentes no acesso da população à esta, mais especificamente em relação à formação de professores para tal. Embora seja evidente que os cientistas são os mais indicados para difundir e divulgar o conhecimento que produzem, os professores têm um papel fundamental nesse processo. Portanto, a formação inicial e a continuada se configuram como momentos profícuos para se implementar estratégias que promovam um trabalho exitoso em sala de aula. |
id |
FASF_dfbe7577ffcbff9ee67450ae36b65307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/195 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADESA necessidade de que a sociedade tenha uma visão crítica é destacada amplamente no ensino de ciências e o caminho para isso perpassa a questão de conhecer o que é produzido pela ciência e saber discutir a respeito. Nesse sentido, objetiva-se apresentar uma discussão/reflexão acerca da cultura científica e das possibilidades e desafios presentes no acesso da população à esta, mais especificamente em relação à formação de professores para tal. Embora seja evidente que os cientistas são os mais indicados para difundir e divulgar o conhecimento que produzem, os professores têm um papel fundamental nesse processo. Portanto, a formação inicial e a continuada se configuram como momentos profícuos para se implementar estratégias que promovam um trabalho exitoso em sala de aula. FaSFde Oliveira, Juliana Moreira PrudenteStrieder, Dulce MariaGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/19510.22408/reva302018195489-497Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 489-4972526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/195/166/*ref*/ANTICH, A. V.; FORSTER, M. M. S. Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9. Anais... Caxias do Sul: ANPED, 2012, p. 1-13./*ref*/BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010./*ref*/BARATA, R. de C. B. Modelo da produtividade na pesquisa está esgotado, diz ex-diretora da Capes. CARDOSO, C. Especial para o Direto da Ciência: análise, opinião e jornalismo investigativo. 31/08/2018. Disponível em: <http://www.diretodaciencia.com/2018/08/31/modelo-da-produtividade-na-pesquisa-esta-esgotado-diz-ex-diretora-da-capes/>. Acesso em: 13 de set. 2018./*ref*/BROCKINGTON, G; MESQUITA, L. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, v. 15, n. 1, p. 29-34, 2016./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/CEREZO, J. A. L.; HURTADO, M. C. percepción, cultura científica y participación en Iberoamérica. In: ALBORNOZ, M.; CEREZO, J. A. L. (Eds.) Ciencia, Tecnología y universidad en Iberoamérica. Buenos Aires: Eudeba, 2010, p. 85-101./*ref*/COSTA, M. C. R.; BORTOLIERO, S. O jornalismo científico na Bahia: a experiência da seção “observatório” do jornal A TARDE. Diálogos e Ciência: Revista da Rede de Ensino FTC, Salvador, v. 1, n.12, 2010, p. 1-16./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. Coleção Leitura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996./*ref*/LORDÊLO, F. S.; PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.18-34, 2012./*ref*/MARTINS, J. L. de C.; WENZEL, J. S. O uso de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química como potencial para a formação do leitor. In: Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 7. Anais... Erechim: UFFS, 2017, p. 1-4./*ref*/NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão da divulgação científica e sua introdução em aulas de ciências. Ensaio, Belo Horizonte, v. 07, n. 02, p. 127-144, maio-ago, 2005./*ref*/NACIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de licenciandos de ciências. 233f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC/CFM/CED, 2008./*ref*/ROCHA, M.; BORTOLIERO, S. O jornalismo científico na Bahia: a experiência da seção “observatório” do jornal A TARDE. Diálogos e Ciência: Revista da Rede de Ensino FTC, Salvador, v. 1 n.12, p. 1-16, 2010./*ref*/ROLAND, M. C. Convite aos pesquisadores para uma reflexão sobre suas práticas de pesquisa. In: VOGT, C. (Org). Cultura Científica: desafios. São Paulo: EDUSP: Fapesp, 2006. p. 56- 82./*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/195Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES de Oliveira, Juliana Moreira Prudente |
title_short |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
author |
de Oliveira, Juliana Moreira Prudente |
author_facet |
de Oliveira, Juliana Moreira Prudente Strieder, Dulce Maria Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author_role |
author |
author2 |
Strieder, Dulce Maria Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Juliana Moreira Prudente Strieder, Dulce Maria Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
description |
A necessidade de que a sociedade tenha uma visão crítica é destacada amplamente no ensino de ciências e o caminho para isso perpassa a questão de conhecer o que é produzido pela ciência e saber discutir a respeito. Nesse sentido, objetiva-se apresentar uma discussão/reflexão acerca da cultura científica e das possibilidades e desafios presentes no acesso da população à esta, mais especificamente em relação à formação de professores para tal. Embora seja evidente que os cientistas são os mais indicados para difundir e divulgar o conhecimento que produzem, os professores têm um papel fundamental nesse processo. Portanto, a formação inicial e a continuada se configuram como momentos profícuos para se implementar estratégias que promovam um trabalho exitoso em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/195 10.22408/reva302018195489-497 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/195 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018195489-497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/195/166 /*ref*/ANTICH, A. V.; FORSTER, M. M. S. Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9. Anais... Caxias do Sul: ANPED, 2012, p. 1-13. /*ref*/BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. /*ref*/BARATA, R. de C. B. Modelo da produtividade na pesquisa está esgotado, diz ex-diretora da Capes. CARDOSO, C. Especial para o Direto da Ciência: análise, opinião e jornalismo investigativo. 31/08/2018. Disponível em: <http://www.diretodaciencia.com/2018/08/31/modelo-da-produtividade-na-pesquisa-esta-esgotado-diz-ex-diretora-da-capes/>. Acesso em: 13 de set. 2018. /*ref*/BROCKINGTON, G; MESQUITA, L. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, v. 15, n. 1, p. 29-34, 2016. /*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/CEREZO, J. A. L.; HURTADO, M. C. percepción, cultura científica y participación en Iberoamérica. In: ALBORNOZ, M.; CEREZO, J. A. L. (Eds.) Ciencia, Tecnología y universidad en Iberoamérica. Buenos Aires: Eudeba, 2010, p. 85-101. /*ref*/COSTA, M. C. R.; BORTOLIERO, S. O jornalismo científico na Bahia: a experiência da seção “observatório” do jornal A TARDE. Diálogos e Ciência: Revista da Rede de Ensino FTC, Salvador, v. 1, n.12, 2010, p. 1-16. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. Coleção Leitura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. /*ref*/LORDÊLO, F. S.; PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.18-34, 2012. /*ref*/MARTINS, J. L. de C.; WENZEL, J. S. O uso de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química como potencial para a formação do leitor. In: Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 7. Anais... Erechim: UFFS, 2017, p. 1-4. /*ref*/NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão da divulgação científica e sua introdução em aulas de ciências. Ensaio, Belo Horizonte, v. 07, n. 02, p. 127-144, maio-ago, 2005. /*ref*/NACIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de licenciandos de ciências. 233f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC/CFM/CED, 2008. /*ref*/ROCHA, M.; BORTOLIERO, S. O jornalismo científico na Bahia: a experiência da seção “observatório” do jornal A TARDE. Diálogos e Ciência: Revista da Rede de Ensino FTC, Salvador, v. 1 n.12, p. 1-16, 2010. /*ref*/ROLAND, M. C. Convite aos pesquisadores para uma reflexão sobre suas práticas de pesquisa. In: VOGT, C. (Org). Cultura Científica: desafios. São Paulo: EDUSP: Fapesp, 2006. p. 56- 82. /*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 489-497 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321568271564800 |