Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713
Resumo: Nos últimos anos, pesquisadores em educação em ciências têm apontado as potencialidades de textos de divulgação científica (TDC) na promoção de diversos benefícios aos estudantes. Dessa forma, no presente manuscrito apresentamos resultados oriundos da trajetória de licenciandos em química na preparação e execução de seus estágios de regência fazendo uso de TDC. A partir da exposição dessa análise, fazemos considerações sobre os TDC escolhidos pelos licenciandos, os objetivos explicitados no projeto de regência, as estratégias traçadas para fazer uso do TDC e como imaginavam seu funcionamento nas aulas. Fazemos também ponderações sobre como esses objetivos foram contemplados nas regências e apresentaremos os resultados da análise da regência de um licenciando, especialmente com relação aos tipos de discursos apropriados ao longo das aulas, com base na Análise de Discurso de Linha Francesa, especialmente a noção de tipologia do discurso desenvolvida por Eni Orlandi. Tal análise nos permitiu identificar a ocorrência de deslocamentos do discurso pedagógico autoritário para um discurso que tende para o polêmico, indicativo de uma prática docente não centralizada na figura do professor.
id UFSC-23_02e9981df2533418d4cd9a2334c03e8f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37713
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de QuímicaNos últimos anos, pesquisadores em educação em ciências têm apontado as potencialidades de textos de divulgação científica (TDC) na promoção de diversos benefícios aos estudantes. Dessa forma, no presente manuscrito apresentamos resultados oriundos da trajetória de licenciandos em química na preparação e execução de seus estágios de regência fazendo uso de TDC. A partir da exposição dessa análise, fazemos considerações sobre os TDC escolhidos pelos licenciandos, os objetivos explicitados no projeto de regência, as estratégias traçadas para fazer uso do TDC e como imaginavam seu funcionamento nas aulas. Fazemos também ponderações sobre como esses objetivos foram contemplados nas regências e apresentaremos os resultados da análise da regência de um licenciando, especialmente com relação aos tipos de discursos apropriados ao longo das aulas, com base na Análise de Discurso de Linha Francesa, especialmente a noção de tipologia do discurso desenvolvida por Eni Orlandi. Tal análise nos permitiu identificar a ocorrência de deslocamentos do discurso pedagógico autoritário para um discurso que tende para o polêmico, indicativo de uma prática docente não centralizada na figura do professor.Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 43-671982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713/28887Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciana Nobre de AbreuQueiroz, Salete Linhares2019-04-11T14:26:43Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37713Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:26:43Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
title Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
spellingShingle Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
title_short Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
title_full Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
title_fullStr Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
title_full_unstemmed Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
title_sort Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química
author Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
author_facet Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Queiroz, Salete Linhares
description Nos últimos anos, pesquisadores em educação em ciências têm apontado as potencialidades de textos de divulgação científica (TDC) na promoção de diversos benefícios aos estudantes. Dessa forma, no presente manuscrito apresentamos resultados oriundos da trajetória de licenciandos em química na preparação e execução de seus estágios de regência fazendo uso de TDC. A partir da exposição dessa análise, fazemos considerações sobre os TDC escolhidos pelos licenciandos, os objetivos explicitados no projeto de regência, as estratégias traçadas para fazer uso do TDC e como imaginavam seu funcionamento nas aulas. Fazemos também ponderações sobre como esses objetivos foram contemplados nas regências e apresentaremos os resultados da análise da regência de um licenciando, especialmente com relação aos tipos de discursos apropriados ao longo das aulas, com base na Análise de Discurso de Linha Francesa, especialmente a noção de tipologia do discurso desenvolvida por Eni Orlandi. Tal análise nos permitiu identificar a ocorrência de deslocamentos do discurso pedagógico autoritário para um discurso que tende para o polêmico, indicativo de uma prática docente não centralizada na figura do professor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713/28887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 43-67
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261146562560