Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Processando o Saber (Online) |
Texto Completo: | https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se um corpus composto por letras de músicas da banda Beatles. A frequência lexical desse corpus foi contrastada à frequência lexical de outras variedades de manifestação da língua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, adotando as principais noções apresentadas Berber Sardinha (2004), Halliday (1993) e Sinclair (1991). Ao tratar-se de concordâncias para ensino, considerou-se, mais especificamente, os trabalhos de Berber Sardinha (2011), Bertóli-Dutra (2002, 2010) e Dantas (2012). Para o desenvolvimento desta pesquisa coletou-se um corpus de estudo com 34.000 palavras presentes em 202 canções da banda Beatles em inglês. As ocorrências lexicais mais frequentes desse corpus foram contrastadas às ocorrências mais frequentes da versão on-line do BNC. Dentre os itens lexicais encontrados, recorrentes nos dois corpora, selecionaram-se dois: for e to, para o preparo de atividades que despertassem a capacidade investigativa do aluno, visando a resgatar o lugar da música como auxiliar de ensino em sala de aula de uma maneira alternativa, com o uso de concordâncias. Uma vez tratadas como corpus, as letras de música trazem principalmente, usos típicos da língua. |
id |
FATEC-1_eedfd6d6b5e77a3fac098b19e1fcad26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.fatecpg.edu.br:article/70 |
network_acronym_str |
FATEC-1 |
network_name_str |
Processando o Saber (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos BeatlesLinguística de CorpusAtividades DidáticasItens LexicaisMúsicaO trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se um corpus composto por letras de músicas da banda Beatles. A frequência lexical desse corpus foi contrastada à frequência lexical de outras variedades de manifestação da língua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, adotando as principais noções apresentadas Berber Sardinha (2004), Halliday (1993) e Sinclair (1991). Ao tratar-se de concordâncias para ensino, considerou-se, mais especificamente, os trabalhos de Berber Sardinha (2011), Bertóli-Dutra (2002, 2010) e Dantas (2012). Para o desenvolvimento desta pesquisa coletou-se um corpus de estudo com 34.000 palavras presentes em 202 canções da banda Beatles em inglês. As ocorrências lexicais mais frequentes desse corpus foram contrastadas às ocorrências mais frequentes da versão on-line do BNC. Dentre os itens lexicais encontrados, recorrentes nos dois corpora, selecionaram-se dois: for e to, para o preparo de atividades que despertassem a capacidade investigativa do aluno, visando a resgatar o lugar da música como auxiliar de ensino em sala de aula de uma maneira alternativa, com o uso de concordâncias. Uma vez tratadas como corpus, as letras de música trazem principalmente, usos típicos da língua.FATEC Praia Grande2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70Revista Processando o Saber; v. 8 (2016): Revista Processando o Saber; 81-992179-5150reponame:Processando o Saber (Online)instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)instacron:FATECporhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70/56Copyright (c) 2016 Revista Processando o Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDelfino, Maria Claudia Nunes2020-12-18T21:44:58Zoai:revista.fatecpg.edu.br:article/70Revistahttps://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/indexhttps://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/oaifabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br2179-51502179-5150opendoar:2020-12-18T21:44:58Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
title |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
spellingShingle |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles Delfino, Maria Claudia Nunes Linguística de Corpus Atividades Didáticas Itens Lexicais Música |
title_short |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
title_full |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
title_fullStr |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
title_full_unstemmed |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
title_sort |
Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles |
author |
Delfino, Maria Claudia Nunes |
author_facet |
Delfino, Maria Claudia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Maria Claudia Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística de Corpus Atividades Didáticas Itens Lexicais Música |
topic |
Linguística de Corpus Atividades Didáticas Itens Lexicais Música |
description |
O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se um corpus composto por letras de músicas da banda Beatles. A frequência lexical desse corpus foi contrastada à frequência lexical de outras variedades de manifestação da língua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, adotando as principais noções apresentadas Berber Sardinha (2004), Halliday (1993) e Sinclair (1991). Ao tratar-se de concordâncias para ensino, considerou-se, mais especificamente, os trabalhos de Berber Sardinha (2011), Bertóli-Dutra (2002, 2010) e Dantas (2012). Para o desenvolvimento desta pesquisa coletou-se um corpus de estudo com 34.000 palavras presentes em 202 canções da banda Beatles em inglês. As ocorrências lexicais mais frequentes desse corpus foram contrastadas às ocorrências mais frequentes da versão on-line do BNC. Dentre os itens lexicais encontrados, recorrentes nos dois corpora, selecionaram-se dois: for e to, para o preparo de atividades que despertassem a capacidade investigativa do aluno, visando a resgatar o lugar da música como auxiliar de ensino em sala de aula de uma maneira alternativa, com o uso de concordâncias. Uma vez tratadas como corpus, as letras de música trazem principalmente, usos típicos da língua. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70 |
url |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Processando o Saber http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
FATEC Praia Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Processando o Saber; v. 8 (2016): Revista Processando o Saber; 81-99 2179-5150 reponame:Processando o Saber (Online) instname:Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Processando o Saber (Online) |
collection |
Processando o Saber (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Processando o Saber (Online) - Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabio@fatecpg.edu.br||revista@fatecpg.com.br |
_version_ |
1797068992185106432 |