Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aro, Hiago Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha Souza, Mariana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/502
Resumo: Identificar riscos e compreender sua natureza é fundamental para manter a realização do evento dentro de parâmetros confiáveis de segurança. Essa discussão torna-se mais relevante em tempos de pandemia da Covid-19, momento que o setor busca reorganização e inovação para a retomada de suas atividades, respeitando-se os protocolos sanitários de saúde. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo foi elaborar uma Escala de Graduação de Riscos para Eventos, aplicando-a à análise dos Buffets Infantis na cidade de Presidente Prudente/SP. A escala foi construída a partir das tipologias: riscos humanos, riscos técnicos e estruturais, riscos naturais e riscos biológicos. A metodologia foi a revisão da literatura científica sobre planejamento e organização de eventos e gestão de riscos. Os dados levantados nessa etapa possibilitaram a estruturação da Escala, a caracterização dos buffets da cidade e a espacialização das informações em um mapa de risco, com foco nos Riscos Técnicos e Estruturais, usando técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os resultados evidenciam que a Escala é uma metodologia que pode auxiliar os profissionais do setor, a identificar, gerenciar e planejar o evento de maneira segura. Os riscos existem, por isso, cabe aos organizadores planejar ações eficientes para o seu monitoramento, gestão e controle, caso sejam efetivados. Em Presidente Prudente, os buffets analisados foram classificados na graduação risco baixo e risco muito baixo, demonstrando que dispõem de infraestrutura adequada para os eventos infantis, considerando-se todo o aparato estrutural e equipamentos disponibilizados no local para a redução dos riscos.
id FATEC-2_0d577860041371aad4684b1a4ea753b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/502
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SPIdentificar riscos e compreender sua natureza é fundamental para manter a realização do evento dentro de parâmetros confiáveis de segurança. Essa discussão torna-se mais relevante em tempos de pandemia da Covid-19, momento que o setor busca reorganização e inovação para a retomada de suas atividades, respeitando-se os protocolos sanitários de saúde. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo foi elaborar uma Escala de Graduação de Riscos para Eventos, aplicando-a à análise dos Buffets Infantis na cidade de Presidente Prudente/SP. A escala foi construída a partir das tipologias: riscos humanos, riscos técnicos e estruturais, riscos naturais e riscos biológicos. A metodologia foi a revisão da literatura científica sobre planejamento e organização de eventos e gestão de riscos. Os dados levantados nessa etapa possibilitaram a estruturação da Escala, a caracterização dos buffets da cidade e a espacialização das informações em um mapa de risco, com foco nos Riscos Técnicos e Estruturais, usando técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os resultados evidenciam que a Escala é uma metodologia que pode auxiliar os profissionais do setor, a identificar, gerenciar e planejar o evento de maneira segura. Os riscos existem, por isso, cabe aos organizadores planejar ações eficientes para o seu monitoramento, gestão e controle, caso sejam efetivados. Em Presidente Prudente, os buffets analisados foram classificados na graduação risco baixo e risco muito baixo, demonstrando que dispõem de infraestrutura adequada para os eventos infantis, considerando-se todo o aparato estrutural e equipamentos disponibilizados no local para a redução dos riscos.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/50210.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_04Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-36Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-36Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-362359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/502/416Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAro, Hiago LopesCunha Souza, Mariana Cristina2023-01-31T17:20:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/502Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-31T17:20:28Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
title Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
spellingShingle Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
Aro, Hiago Lopes
title_short Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
title_full Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
title_fullStr Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
title_full_unstemmed Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
title_sort Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
author Aro, Hiago Lopes
author_facet Aro, Hiago Lopes
Cunha Souza, Mariana Cristina
author_role author
author2 Cunha Souza, Mariana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aro, Hiago Lopes
Cunha Souza, Mariana Cristina
description Identificar riscos e compreender sua natureza é fundamental para manter a realização do evento dentro de parâmetros confiáveis de segurança. Essa discussão torna-se mais relevante em tempos de pandemia da Covid-19, momento que o setor busca reorganização e inovação para a retomada de suas atividades, respeitando-se os protocolos sanitários de saúde. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo foi elaborar uma Escala de Graduação de Riscos para Eventos, aplicando-a à análise dos Buffets Infantis na cidade de Presidente Prudente/SP. A escala foi construída a partir das tipologias: riscos humanos, riscos técnicos e estruturais, riscos naturais e riscos biológicos. A metodologia foi a revisão da literatura científica sobre planejamento e organização de eventos e gestão de riscos. Os dados levantados nessa etapa possibilitaram a estruturação da Escala, a caracterização dos buffets da cidade e a espacialização das informações em um mapa de risco, com foco nos Riscos Técnicos e Estruturais, usando técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os resultados evidenciam que a Escala é uma metodologia que pode auxiliar os profissionais do setor, a identificar, gerenciar e planejar o evento de maneira segura. Os riscos existem, por isso, cabe aos organizadores planejar ações eficientes para o seu monitoramento, gestão e controle, caso sejam efetivados. Em Presidente Prudente, os buffets analisados foram classificados na graduação risco baixo e risco muito baixo, demonstrando que dispõem de infraestrutura adequada para os eventos infantis, considerando-se todo o aparato estrutural e equipamentos disponibilizados no local para a redução dos riscos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/502
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_04
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/502
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/502/416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 17-36
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 17-36
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 17-36
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948532953088