Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FATEC Zona Sul |
Texto Completo: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj. |
id |
FATEC-2_4529ccbe0174c58f47f60553036c7629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361 |
network_acronym_str |
FATEC-2 |
network_name_str |
Revista FATEC Zona Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicaçõesEste artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 6 n. 2 (2019); 17-352359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v06n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361/247Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio daSales Filho, Marcos AurélioFernandes, Ítalo Júnior ScalaSilva, Marcelo Rangner Vasconcelos2020-03-03T14:00:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2020-03-03T14:00:46Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
title |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da |
title_short |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
title_full |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
title_sort |
Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações |
author |
Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da |
author_facet |
Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Sales Filho, Marcos Aurélio Fernandes, Ítalo Júnior Scala Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Sales Filho, Marcos Aurélio Fernandes, Ítalo Júnior Scala Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Sales Filho, Marcos Aurélio Fernandes, Ítalo Júnior Scala Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361 |
url |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361/247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 6 n. 2 (2019); 17-35 2359-182X 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v06n02_00 reponame:Revista FATEC Zona Sul instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Revista FATEC Zona Sul |
collection |
Revista FATEC Zona Sul |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarefas@gmail.com |
_version_ |
1797052949510225920 |