Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sales Filho, Marcos Aurélio, Fernandes, Ítalo Júnior Scala, Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.
id FATEC-2_4529ccbe0174c58f47f60553036c7629
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicaçõesEste artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 6 n. 2 (2019); 17-352359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v06n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361/247Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio daSales Filho, Marcos AurélioFernandes, Ítalo Júnior ScalaSilva, Marcelo Rangner Vasconcelos2020-03-03T14:00:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2020-03-03T14:00:46Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
title Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
title_short Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
title_full Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
title_sort Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações
author Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
author_facet Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
Sales Filho, Marcos Aurélio
Fernandes, Ítalo Júnior Scala
Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos
author_role author
author2 Sales Filho, Marcos Aurélio
Fernandes, Ítalo Júnior Scala
Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
Sales Filho, Marcos Aurélio
Fernandes, Ítalo Júnior Scala
Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos
description Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361/247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 6 n. 2 (2019); 17-35
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v06n02_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949510225920