Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Aglaeudis Ferreira Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da, Silva Neta, Maria do Carmo da, Araujo, Valdineide dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453
Resumo: A ética é essencial para toda e qualquer atividade, incluindo a dos presentes e dos futuros profissionais de contabilidade. Desta forma, o estudo tem como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba, assim como analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos. Para alcance de tal objetivo, foi utilizado um questionário aplicado através da plataforma online Google Forms, compartilhado via e-mail aos alunos ativos do curso de graduação de Ciências Contábeis. O questionário é estruturado por duas partes. A primeira relaciona o perfil dos respondentes e a segunda apresenta questões do ensino da ética na contabilidade e problemas referentes aos dilemas éticos, sendo estes condicionados a escala Likert. A partir das respostas obtidas, foi possível verificar que 103 (42,92%) do total de pesquisados disseram concordar totalmente quanto à contribuição da disciplina de ética ou ética e legislação profissional para a sua formação profissional. No que se refere às permissibilidades e vedações, o primeiro dilema (P1) constata que (33,80%) dos discentes são indiferentes à retenção de documentos de clientes em caso de não pagamento. Para tanto, diante dos resultados analisados é possível perceber que existe indiferença dos discentes diante da importância da ética para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entende-se que a ética na formação dos discentes é relevante para o comportamento dos futuros profissionais no exercício da profissão.
id FATEC-2_b1c27e4da8bebebc5d57d4d1c15591a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/453
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superiorA ética é essencial para toda e qualquer atividade, incluindo a dos presentes e dos futuros profissionais de contabilidade. Desta forma, o estudo tem como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba, assim como analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos. Para alcance de tal objetivo, foi utilizado um questionário aplicado através da plataforma online Google Forms, compartilhado via e-mail aos alunos ativos do curso de graduação de Ciências Contábeis. O questionário é estruturado por duas partes. A primeira relaciona o perfil dos respondentes e a segunda apresenta questões do ensino da ética na contabilidade e problemas referentes aos dilemas éticos, sendo estes condicionados a escala Likert. A partir das respostas obtidas, foi possível verificar que 103 (42,92%) do total de pesquisados disseram concordar totalmente quanto à contribuição da disciplina de ética ou ética e legislação profissional para a sua formação profissional. No que se refere às permissibilidades e vedações, o primeiro dilema (P1) constata que (33,80%) dos discentes são indiferentes à retenção de documentos de clientes em caso de não pagamento. Para tanto, diante dos resultados analisados é possível perceber que existe indiferença dos discentes diante da importância da ética para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entende-se que a ética na formação dos discentes é relevante para o comportamento dos futuros profissionais no exercício da profissão.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 2 (2020); 1-16Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 7 No. 2 (2020); 1-16Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 7 Núm. 2 (2020); 1-162359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453/289Copyright (c) 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Aglaeudis Ferreira RodriguesSilva, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro daSilva Neta, Maria do Carmo daAraujo, Valdineide dos Santos2023-01-30T13:25:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/453Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-30T13:25:44Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
title Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
spellingShingle Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
Campos, Aglaeudis Ferreira Rodrigues
title_short Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
title_full Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
title_fullStr Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
title_sort Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
author Campos, Aglaeudis Ferreira Rodrigues
author_facet Campos, Aglaeudis Ferreira Rodrigues
Silva, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da
Silva Neta, Maria do Carmo da
Araujo, Valdineide dos Santos
author_role author
author2 Silva, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da
Silva Neta, Maria do Carmo da
Araujo, Valdineide dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aglaeudis Ferreira Rodrigues
Silva, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da
Silva Neta, Maria do Carmo da
Araujo, Valdineide dos Santos
description A ética é essencial para toda e qualquer atividade, incluindo a dos presentes e dos futuros profissionais de contabilidade. Desta forma, o estudo tem como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba, assim como analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos. Para alcance de tal objetivo, foi utilizado um questionário aplicado através da plataforma online Google Forms, compartilhado via e-mail aos alunos ativos do curso de graduação de Ciências Contábeis. O questionário é estruturado por duas partes. A primeira relaciona o perfil dos respondentes e a segunda apresenta questões do ensino da ética na contabilidade e problemas referentes aos dilemas éticos, sendo estes condicionados a escala Likert. A partir das respostas obtidas, foi possível verificar que 103 (42,92%) do total de pesquisados disseram concordar totalmente quanto à contribuição da disciplina de ética ou ética e legislação profissional para a sua formação profissional. No que se refere às permissibilidades e vedações, o primeiro dilema (P1) constata que (33,80%) dos discentes são indiferentes à retenção de documentos de clientes em caso de não pagamento. Para tanto, diante dos resultados analisados é possível perceber que existe indiferença dos discentes diante da importância da ética para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entende-se que a ética na formação dos discentes é relevante para o comportamento dos futuros profissionais no exercício da profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/453/289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 2 (2020); 1-16
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 7 No. 2 (2020); 1-16
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 7 Núm. 2 (2020); 1-16
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n02_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948514078720