Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Neide de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Cybele Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/598
Resumo: A ansiedade cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência, ela é uma reação natural do ser humano a que todas as pessoas estão expostas. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou levantar os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes pelos cursos ofertados na instituição. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Foi utilizado um questionário para o levantamento das características pessoais e de níveis de ansiedade. Os resultados apontaram que o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade entre os alunos, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática.
id FATEC-2_d160107e73724952db3d51ead165d183
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/598
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursosA ansiedade cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência, ela é uma reação natural do ser humano a que todas as pessoas estão expostas. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou levantar os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes pelos cursos ofertados na instituição. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Foi utilizado um questionário para o levantamento das características pessoais e de níveis de ansiedade. Os resultados apontaram que o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade entre os alunos, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/59810.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 1-16Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 1-16Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 1-162359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/598/414Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Neide de BritoMartins, Cybele Maria dos Santos2023-01-18T14:24:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/598Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-18T14:24:36Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
title Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
spellingShingle Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
Cunha, Neide de Brito
title_short Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
title_full Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
title_fullStr Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
title_full_unstemmed Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
title_sort Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado: : análise nos cursos
author Cunha, Neide de Brito
author_facet Cunha, Neide de Brito
Martins, Cybele Maria dos Santos
author_role author
author2 Martins, Cybele Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Neide de Brito
Martins, Cybele Maria dos Santos
description A ansiedade cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência, ela é uma reação natural do ser humano a que todas as pessoas estão expostas. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou levantar os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes pelos cursos ofertados na instituição. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Foi utilizado um questionário para o levantamento das características pessoais e de níveis de ansiedade. Os resultados apontaram que o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade entre os alunos, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/598
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/598
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/598/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 1 (2022); 1-16
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 1 (2022); 1-16
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 1 (2022); 1-16
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948566507520