O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Botelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade.
id FC-1_0d8bd87815d6e608de512ca5a91f3e78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1652
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógicaO presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade.Universidade Federal do Maranhão2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 4 (2012): Educação e Pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652/1317Ferreira, Ana Paula Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-14T21:18:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1652Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2013-12-14T21:18:16Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
title O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
spellingShingle O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
Ferreira, Ana Paula Botelho
title_short O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
title_full O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
title_fullStr O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
title_full_unstemmed O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
title_sort O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
author Ferreira, Ana Paula Botelho
author_facet Ferreira, Ana Paula Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Botelho
description O presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652/1317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 4 (2012): Educação e Pós-modernidade
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292538224640