O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade. |
id |
FC-1_0d8bd87815d6e608de512ca5a91f3e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1652 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógicaO presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade.Universidade Federal do Maranhão2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 4 (2012): Educação e Pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652/1317Ferreira, Ana Paula Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-14T21:18:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1652Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2013-12-14T21:18:16Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
title |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
spellingShingle |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica Ferreira, Ana Paula Botelho |
title_short |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
title_full |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
title_fullStr |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
title_sort |
O IMAGINÁRIO DOCENTE E A LEI 10.639/03: Desafios e viabilidades para o (RE) pensar da prática pedagógica |
author |
Ferreira, Ana Paula Botelho |
author_facet |
Ferreira, Ana Paula Botelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Paula Botelho |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar a relevância da subjetividade do professor para o sucesso ou o fracasso das ações afirmativas na educação, com foco na Lei no. 10.639/03, a qual, posta em vigor, determina como compulsório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Para tanto, são explorados os conceitos de raça, etnia e multiculturalismo na contemporaneidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1652/1317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 4 (2012): Educação e Pós-modernidade 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943292538224640 |