A Lei 10.639/03 e o desafio de efeitos práticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3482 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a lei 10.639/03 e a sua relevância na sociedade brasileira, buscando mostrar aos educadores a importância de se trabalhar à lei 10.639/03 no âmbito escolar. A referida lei em vigor há aproximadamente 10 anos mostra que o racismo e a discriminação que são manifestados em escolas podem ser combatidos por práticas pedagógicas. Porém, o trabalho mostra que, para ser desenvolvido um trabalho de combate e discriminação racial pelo docente em sala de aula, é necessária uma formação acadêmica adequada, que muitas vezes não é oferecida pelas universidades. A discussão está a cerca do que tem sido feito nas universidades de ensino tanto públicas quanto particulares, quando se trata da formação de professores no que diz respeito à lei 10.639/03. Outro ponto levantado e que merece destaque é a utilização dos livros didáticos como apoio para o docente e a criação de livros especializados que procuram dar suporte, porém não são utilizados em sua grande maioria por despreparo de muitos docentes. |
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