AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Ana Beatriz, de Moura, Valéria Aparecida Anjos, da Silva, Willian Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.
id FC-1_40a1eb9ba2a92be0401734e92b1b816b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12069
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTOEste artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.Universidade Federal do Maranhão2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069/6760Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gislene Aparecida da SilvaRosa, Ana Beatrizde Moura, Valéria Aparecida Anjosda Silva, Willian Pereira2019-09-08T21:06:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12069Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-09-08T21:06:46Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
title AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
spellingShingle AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
title_short AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
title_full AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
title_fullStr AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
title_full_unstemmed AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
title_sort AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
author Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
author_facet Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
Rosa, Ana Beatriz
de Moura, Valéria Aparecida Anjos
da Silva, Willian Pereira
author_role author
author2 Rosa, Ana Beatriz
de Moura, Valéria Aparecida Anjos
da Silva, Willian Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
Rosa, Ana Beatriz
de Moura, Valéria Aparecida Anjos
da Silva, Willian Pereira
description Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069/6760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293347725312