Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elisângela Cristina do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558
Resumo: A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.
id UFRN_47f8ea1e3b6b227d59c2a920b39df70b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29558
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Elisângela Cristina doAlves, Maria da Penha CasadoOliveira, Risoleide Rosa Freire deCampos, Sulemi Fabiano2020-07-13T13:36:17Z2020-07-13T13:36:17Z2018-07-27NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.Based on the observation and reading activities taught in classroom in the 6th year of elementary school at the Nazaré de Andrade Duarte Municipal School, in the city of Goianinha/RN, and based on the diagnosis made in class, it was verified the need of working reading comprehension strategies that favor the reader formation. The "starting point" and "arrival" was the reading of fables and tales, with a focus on reading comprehension. This research intends to answer the following questions: When teaching students how to read, do we often encourage them to retrieve textual clues that allow the construction of an interactive course? How can we contribute, through reading strategies, to the construction of meanings and to the reading comprehension of the students? This research general objective is to develop reading strategies that contribute to the development of students' reading comprehension. Specific objectives are: a) to describe how the reading conceptions support the reading comprehension strategies of the students; b) to systematize the reading strategies for the construction of the text meaning, with narrative predominance, such as fables and tales, starting from a simpler context of comprehension for the understanding of the more complex; c) to improve the reading abilities in the diverse texts in which the narrative elements predominate; and d) propose a theoretical-methodological intervention that involves the reading comprehension strategies of the implicit and explicit elements of fables and tales. It was adopted a pedagogical intervention that can favor the formation of the critical and autonomous reader. For that, we use as methodological procedures the teaching of reading comprehension strategies proposed by Solé (1998); reading workshops, according to the didactics of pedagogical projects of Lopes-Rossi (2011); and the narrative sequence of Adam (2008) with some adaptations for the purpose of developing reading strategies. The corpus of this research consists of twentyseven texts, between eighty-five produced by the students. For analysis, we selected three texts produced in the two reading moments (fable and tales) and production, denominated, reading analysis of diagnostic production (ALPD) with final production - the creation or rewriting of fables or tales for publishing. We also have as theoretical contribution on reading conceptions and reading comprehension strategies the studies of Soares (2000, 2001, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) and Marcuschi (2008). The productions' results show that the intervention work allows significant improvements in the student's reading performance and that it is possible to develop the reading comprehension when the comprehension strategies are worked in a coordinated way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstratégias de leituraCompreensão leitoraFábulas e contosEstratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdfapplication/pdf1654389https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/1/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf1d490da618ac6571a644fcc5ebb3f327MD51TEXTEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain384054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/2/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txtc64d1e8ee39e5deef79822dd1f971fcbMD52THUMBNAILEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpgEstrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/3/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpge5f4d54f29d4f08f201b6e5107a73917MD53123456789/295582020-07-19 04:45:11.827oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29558Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
title Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
Nascimento, Elisângela Cristina do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Fábulas e contos
title_short Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
title_full Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
title_sort Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental
author Nascimento, Elisângela Cristina do
author_facet Nascimento, Elisângela Cristina do
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Risoleide Rosa Freire de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elisângela Cristina do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
contributor_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Fábulas e contos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Fábulas e contos
description A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa pretende responder às seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir, por meio de estratégias de leitura, para a construção de significados e para a compreensão leitora dos alunos? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; c) aprimorar as habilidades leitoras nos diversos textos em que predominam os elementos da narrativa; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme a didática de projetos pedagógicos de Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações com o propósito de desenvolver estratégias de leitura. O corpus desta pesquisa é constituído por vinte e sete textos, entre oitenta e cinco produzidos pelos alunos. Para análise, foram selecionados três textos produzidos nos dois momentos de leitura (fábula e conto) e produção, denominada, análise de leitura da produção diagnóstica (ALPD) com produção final - a criação ou reescrita de fábulas ou contos para publicação. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2003, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-13T13:36:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-13T13:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558
identifier_str_mv NASCIMENTO, Elisângela Cristina do. Estratégias de leitura para compreensão de fábulas e de contos no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/1/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/2/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29558/3/Estrategiasleituracompreensao_Nascimento_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d490da618ac6571a644fcc5ebb3f327
c64d1e8ee39e5deef79822dd1f971fcb
e5f4d54f29d4f08f201b6e5107a73917
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117815393583104