Promoção de estratégias de compreensão da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7033 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_21056bef93a11556905dc4be05fcaa09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de estratégias de compreensão da leituraEnsino básicoCompreensão da leituraEstratégiasComponentesProcessosAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Assim, o Relatório Final divide-se em duas partes: na primeira, será apresentada a fundamentação teórica que sustenta cientificamente a segunda, fazendo referência a autores e trabalhos científicos publicados na área da compreensão leitora, dando especial ênfase às quatro componentes da compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica, e ainda ao processo leitor e à avaliação da compreensão leitora; na segunda será apresentada uma investigação sobre Promoção de Estratégias de Compreensão da Leitura, realizada em duas turmas do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aquando da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo foi fornecer aos alunos estratégias de compreensão da leitura, tendo em conta a tipologia textual presente. No sentido de inferir se as estratégias utilizadas foram suficientemente eficazes para o tempo disponível, foi aplicada uma prova de compreensão leitora elaborada pela autora do estudo e aplicada em duas turmas da Escola EB1/JI D. Francisca de Aragão do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira. As duas turmas mostram resultados um pouco diferentes, mas é a compreensão inferencial que menos está desenvolvida nos alunos e a menos avaliada na escola, sendo a compreensão literal a componente da compreensão leitora com resultados mais positivos.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroAndrade, Maria da ConceiçãoSapientiaSilva, Maria Margarida Santos da Costa e2015-11-11T18:36:17Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7033TID:202466450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:10Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:31.620436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
title |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
spellingShingle |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura Silva, Maria Margarida Santos da Costa e Ensino básico Compreensão da leitura Estratégias Componentes Processos Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
title_full |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
title_fullStr |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
title_full_unstemmed |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
title_sort |
Promoção de estratégias de compreensão da leitura |
author |
Silva, Maria Margarida Santos da Costa e |
author_facet |
Silva, Maria Margarida Santos da Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro Andrade, Maria da Conceição Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Margarida Santos da Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Compreensão da leitura Estratégias Componentes Processos Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico Compreensão da leitura Estratégias Componentes Processos Avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-11-11T18:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7033 TID:202466450 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7033 |
identifier_str_mv |
TID:202466450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133217969668096 |