Promoção de estratégias de compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Margarida Santos da Costa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7033
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_21056bef93a11556905dc4be05fcaa09
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de estratégias de compreensão da leituraEnsino básicoCompreensão da leituraEstratégiasComponentesProcessosAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Assim, o Relatório Final divide-se em duas partes: na primeira, será apresentada a fundamentação teórica que sustenta cientificamente a segunda, fazendo referência a autores e trabalhos científicos publicados na área da compreensão leitora, dando especial ênfase às quatro componentes da compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica, e ainda ao processo leitor e à avaliação da compreensão leitora; na segunda será apresentada uma investigação sobre Promoção de Estratégias de Compreensão da Leitura, realizada em duas turmas do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aquando da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo foi fornecer aos alunos estratégias de compreensão da leitura, tendo em conta a tipologia textual presente. No sentido de inferir se as estratégias utilizadas foram suficientemente eficazes para o tempo disponível, foi aplicada uma prova de compreensão leitora elaborada pela autora do estudo e aplicada em duas turmas da Escola EB1/JI D. Francisca de Aragão do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Quarteira. As duas turmas mostram resultados um pouco diferentes, mas é a compreensão inferencial que menos está desenvolvida nos alunos e a menos avaliada na escola, sendo a compreensão literal a componente da compreensão leitora com resultados mais positivos.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroAndrade, Maria da ConceiçãoSapientiaSilva, Maria Margarida Santos da Costa e2015-11-11T18:36:17Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7033TID:202466450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:10Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:31.620436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de estratégias de compreensão da leitura
title Promoção de estratégias de compreensão da leitura
spellingShingle Promoção de estratégias de compreensão da leitura
Silva, Maria Margarida Santos da Costa e
Ensino básico
Compreensão da leitura
Estratégias
Componentes
Processos
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promoção de estratégias de compreensão da leitura
title_full Promoção de estratégias de compreensão da leitura
title_fullStr Promoção de estratégias de compreensão da leitura
title_full_unstemmed Promoção de estratégias de compreensão da leitura
title_sort Promoção de estratégias de compreensão da leitura
author Silva, Maria Margarida Santos da Costa e
author_facet Silva, Maria Margarida Santos da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Andrade, Maria da Conceição
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Margarida Santos da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Compreensão da leitura
Estratégias
Componentes
Processos
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico
Compreensão da leitura
Estratégias
Componentes
Processos
Avaliação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-11-11T18:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7033
TID:202466450
url http://hdl.handle.net/10400.1/7033
identifier_str_mv TID:202466450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133217969668096